terça-feira, 4 de junho de 2013

Avaliação diagnóstica - água

TEXTO INFORMATIVO - "A ÁGUA NO MUNDO"


A água no mundo

A água é muito importante para a nossa vida. Ela está presente em muitas atividades do nosso dia-a-dia. Em nossahigiene diária, quando tomamos banho, lavamos as mãos antes das refeições, escovamos os dentes, etc. Está presente também em nosso lazer, quando nos refrescamos no rio, nas praias ou nas piscinas. A água também é fundamental para ahidratação do nosso corpo quando bebemos água e outros líquidos. Utilizamos também nas tarefas domésticas, como lavar roupas, limpar pisos, etc.
Há muita coisa a saber a respeito da água, ela está presente nos menores movimentos do nosso corpo, como no piscar de olhos. Afinal, somos compostos basicamente de água em mais de 70% do nosso corpo.
A água é um elemento essencial para a nossa vida, mas a água potável não estará disponível infinitamente, ela é um recurso limitado. A água também se encontra ameaçada pela poluição, pela contaminação e pelas alterações climáticas que o ser humano vem provocando, trazendo grande perigo para a saúde e bem estar do homem. Por isso cada um de nós devem,os usar a água com mais economia.
http://www.smartkids.com.br/especiais/agua

 

1) A água pode ser encontrada em nosso planeta em três estados físicos. Quais são eles?
2) Na natureza, onde podemos encontrar água na forma sólida?
3) A maior parte da superfície terrestre é coberta por água. Explique porque tanta água não é suficiente para atender às necessidades humanas.
4)De que forma seria possível transformar a água salgada dos mares em água boa para beber?
5) Na região onde você mora, existe mais água doce ou salgada? Dê dois exemplos.
6) Que atitudes poderemos ter para evitar que a pouca água doce existente no mundo acabe?
7) Que benefícios a água traz para todos nós?
8) Quando a água pode provocar prejuízos?

0 comentários:

Postar um comentário