domingo, 15 de novembro de 2015

Sugestões de trabalhos com parlendas


Sugestões para trabalhar as parlendas :

1º momento:
v   Na rodinha, ou em outra situação de sala de aula, incentivar as crianças dizendo que trouxe uma surpresa para elas. (ouvir as suposições das crianças).
v   Apresentar o cartaz com a parlenda.
v   Explicar para as crianças o que é parlenda.
v   Fazer a leitura apontando os vocábulos à medida que ler.
v   Permitir que as crianças façam a leitura(pseudoleitura).
v   Fazer a interpretação oral.
v   Criar situações para que o aluno memorize a parlenda.
v   Pedir que os alunos ilustrem a parlenda.
v   Reescrita da parlenda (coletivamente, professora como escriba).
v   Expor o trabalho dos alunos no mural da sala, juntamente com o cartaz apresentado no início com o texto fatiado.
v   Durante algum tempo, recitar em várias oportunidades a parlenda com as crianças (para que elas memorizem)

 2º Momento – (Construção da base alfabética e ortográfica)
v   Texto lacunado: ( 1ª atividade)
v   Fazer um cartaz com o texto lacunado (faltando algumas palavras).
v   Distribuir para alguns alunos as fichas das palavras faltosas.
v   Estes alunos deverão colocar as palavras faltosas no espaço do cartaz, à medida que seus colegas vão recitando a parlenda.
v   Explorar número de letras das palavras.
v   Com que letra começa.
v   Quantas palavras estão faltando.

Variação:
v   Dependendo do nível da turma, apresentar um texto lacunado com quadrinhos para as crianças colocarem as letras faltosas (ainda em cartaz).
v   Os alunos recebem as letras isoladas e colocam nos lugares faltosos.

Variação:
v   Fazer fichas com todas as palavras do texto.
v   Distribuí-las para os alunos.
v   Os alunos recitam a parlenda e remontam o texto colocando as fichas sobre um cartaz afixado no quadro com o texto escrito. ( cada um na sua vez e na ordem do texto).
v   Num outro momento, as crianças remontam o texto no quadro com as fichas sem o auxílio do cartaz.

Variação:
v   Fatiar o texto em frases. (objetivo: trabalhar a leitura).
v   Fazer fichas de frases, distribuir aos alunos.
v   Os alunos remontarão primeiro o texto sobre o cartaz e depois sem o auxílio do cartaz.

Variação:
v   Explorar rimas
v   Pedir às crianças para descobrirem as palavras que rimam e colorir nos cartazes com lápis cera ou de cor os conjuntos de palavras que combinam.
Usar em cada um, uma cor diferente.






fonte:  http://nojardimdainfancia.blogspot.com.br/2014/08/mais-texto-fatiado-com-o-folclore.html

0 comentários:

Postar um comentário