domingo, 22 de maio de 2016

Podia ser pior Interpretação textual 4/5º anos

Podia ser pior

Isaac, um judeu pobre, foi pedir um conselho a um rabino.
___ Rabino, diga-me o que fazer __ exclamou. _ Sou um homem pobre. Tão pobre que minha mulher, meus seis filhos, meus sogros e eu temos que viver todos juntos. Estamos tão cheios uns dos outros que brigamos o tempo inteiro. É um inferno ter que viver com tanta gente num barraco de um cômodo. Não aguento mais. Eu preferia me enforcar a voltar para casa.
O rabino pensou no problema por alguns instantes.
__ Meu filho _ disse ele então _ , se você fizer o que vou lhe dizer, garanto que sua condição vai melhorar.
__ Faço o que o senhor disser, se for para acabar com essa loucura _ prometeu Isaac.
__ Quantos animais você tem? _ perguntou o sábio rabino.
__ Uma cabra, uma vaca e algumas galinhas.
__ Vá para casa e ponha todos os animais para dentro, para que vivam com você.
Isaac ficou horrorizado com a ideia, mas ele queria manter sua promessa. Então voltou para casa e seguiu o conselho do rabino.
Dois dias depois Isaac voltou ao rabino.
__ Rabino _ exclamou ele _ Eu fiz como o senhor mandou: pus todos os animais dentro de casa. Agora me arrependo de ter prometido lhe obedecer, pois as coisas ainda estão piores. Não agüento nem mais um dia dessa loucura. Por favor, me ajude!
__ Bem, filho _ respondeu o rabino _, então vá para casa e ponha as galinhas para fora. Que Deus o ajude.
Assim, o pobre Isaac voltou para casa e enxotou as galinhas. Dois dias depois ele voltou ao rabino.
__ Rabino, _ exclamou _ , não aguento mais. A cabra está destruindo tudo dentro de casa. Quero que ela saia!
__ Então vá para casa e ponha a cabra para fora _ disse o rabino. __ Que Deus o ajude.
Isaac voltou para casa e enxotou a cabra. Dois dias depois ele voltou ao rabino.
__ Rabino _ suplicou _ , não aguento mais. A vaca está fazendo uma bagunça na minha casa. Ela precisa sair.
Mais uma vez Isaac foi para casa e pôs a vaca para fora.
Muito tempo se passou. Então, um dia Isaac voltou ao rabino, radiante de felicidade.
__ Obrigado, rabino _ ele sorriu. __ O senhor mudou a minha vida! Desde que pus os animais para fora, minha casa tornou-se limpa e tranquila. Estamos todos muito felizes agora. Deus realmente nos abençoou.

FÁBULAS do mundo todo: Esopo, Leonardo da Vinci, Andersen, Tolstoi e muitos outros...
São Paulo: Melhoramentos, 2004.

01- Isaac vive com a família em

(a) Uma casa elegante                     (b) Um barraco de um cômodo.
(c) Uma cabana de madeira.           (d) Um pequeno apartamento

02- Isaac estava desesperado porque

a) Morava com sua família num barraco e brigavam o tempo todo.
b) Queria pedir conselhos ao rabino sobre como educar bem os filhos.
c) Estava cheio de sua família e preferia viver com os animais.
d) Queria muito aprender com a sabedoria do rabino.

03- Quando Isaac diz “ Preferia me enforcar a voltar para casa” podemos entender que ele
(a) Está mentindo para o rabino.
(b) Está planejando fugir de casa.
(c) Está muito infeliz com a sua situação.
(d) Pretende de fato se matar.

04- Isaac vai procurar o rabino porque

(a) é um homem muito religioso                              (b) quer vender seus animais
(c) está irritado com ele                                           (d) sua família briga muito

05- Isaac fica feliz no final da história porque

(a) vendeu os animais e conseguiu comprar uma casa maior
(b) o rabino fez um milagre e tornou a sua casa mais bonita do que era.
(c) Seus parentes se mudaram e agora ele vive sozinho com a mulher.
(d) Sem os animais, sua casa pareceu-lhe muito mais espaçosa do que era.

06- O título do texto sugere que a principal questão que a história discute é
(a) piorar as coisas o máximo possível pode fazer com que elas pareçam melhores
(b) devemos mudar, mesmo que seja para pior.
(c) Devemos sempre deixar de escutar as reclamações da família.

(d) Devemos desconfiar dos conselhos dos outros


0 comentários:

Postar um comentário