Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Dinâmica - volta as aulas

Brincadeira das bexigas


(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
Brincadeira das bexigas


(Para animar os alunos e também para transmitir a eles a importância do trabalho em grupo)
Leve um rádio ou qualquer outro aparelho no qual possa tocar música, escolha uma que eles gostem. Leve também um saco de bexigas de forma que possa entregar uma a cada aluno, e peça a eles que cada um encha a sua.
Quando todos já tiverem enchido explique que terão que ficar jogando as bexigas para cima como se fosse uma peteca (mas de forma suave) de forma a que não caiam no chão e que irá fazendo sinal aos alunos que deverão ir saindo da brincadeira. Os alunos que ficarem não podem deixar as bexigas caírem, os alunos vão saindo mas as bexigas que eles estavam jogando continuam no jogo.
No início será fácil mas à medida que você for acenando aos alunos para saírem os outros vão tendo cada vez mais trabalho para equilibrar as bexigas, cada vez em número maior que o de alunos. Termine a brincadeira quando tiver apenas um aluno sozinho tentando manter todas as bexigas no ar.
Pergunte a eles o que acharam da brincadeira, se foi fácil ou difícil. Eles certamente lhe dirão que no início foi fácil, mas à medida que os alunos foram saindo foi ficando cada vez mais difícil. É hora então de você conduzir para a idéia que você quer (se algum aluno já não tiver feito isso) de que o trabalho em grupo também é assim, quanto mais elementos do grupo ficarem de fora na hora da execução, mais trabalho e menos chance de sucesso terão os elementos que estiverem executando o mesmo.
Fonte:  http://coelhodacartola.blogspot.com

domingo, 14 de julho de 2013

Avaliação de matemática- 5º ano

Observe a tabela e responda as questões  1 e 2
Para assistir uma partida de futebol, os torcedores foram classificados por idade:
Idade
Homens
Mulheres
Menor que 20 anos
   9.375
   3.426
Entre 20 a 35 anos
 12.680
   4.500
Maior que 35 anos
   5.032
      769


1.      A escrita da quantidade de homens ente 20 e 35 anos, que assistiram à partida de futebol é:
( A ) Quatro mil e quinhentos
( B )  Dois mil seiscentos e oitenta
( C )  Nove mil trezentos e setenta e cinco
( D )  Doze mil seiscentos e oitenta
2.      Quantas mulheres estiveram presentes?
( A )  3.426
( B )  8.695
( C )  5.269
( D )  4.195
3.      Uma escola recebeu a doação de três caixas de 1.000 livros, oito caixas de 100 livros, cinco pacotes de 10 livros, mais 9 livros. Quantos livros esta escola recebeu?
( A )  3.589 livros
( B )  3.809 livros
( C )  3. 859 livros
( D ) 3.000.800.109 livros

      4. Cecília fez uma multiplicação e não sabe qual foi o produto. Observe a operação e vamos ajudá-la. 
( A )  20.363
( B )  20.915                                      2.908
( C )  20.356                                          x7
( D )    2.915


5.      Vamos decompor o número: 26.805
( A )  2.000 + 6.000 + 800 + 5
( B )  26.000 + 80 + 5
( C )  20.000 + 6.000 + 800 + 5
( D )  26.000 + 8 + 0 + 5
 
6.      No mês de julho Beto gastou R$ 437,27 no supermercado. No mês de agosto ele recebeu a visita da família da sua irmã que mora nos Estados Unidos e acabou gastando o triplo no supermercado. Qual foi o gasto que Beto teve com supermercado no mês de agosto?

( A )  R$ 1.311,81
( B )  R$ 3.437,27
( C )  R$ 2.874,54
( D )  R$ 1.16,63
 7. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região Sudeste é a maior produtora de amendoim do Brasil. Observe na tabela os dados sobre essa produção na região Sudeste de 2000 a 2004.


Quantidade produzida de amendoim em casca na região Sudeste (em t)
Ano
Quantidade produzida
2000
165.246
2001
174.393
2002
168.012
2003
152.458
2004
191.874









Em que ano a região Sudeste produziu a menor quantidade de amendoim?
  ( A )  2.004
  ( B )  2.000
  ( C )  2.003
  ( D )  2.002 

Gáficos pictóricos


Atividades propostas:

1- Observar a legenda - quanto vale cada desenho de bolo.
2- Definir com as crianças o que é bimestre.
3- Descobrir quanto ela produziu por bimestre.
4- Descobrir a produção do ano.
5- Verificar em que bimestre produziu mais bolos e menos bolo.
6- Colocar em ordem crescente os bimestres e suas produções.
7- Montar um gráfico de barras dos bimestres.
8- Perguntar para as crianças onde fica mais fácil visualizar a produção: na tabela de desenhos ou no gráfico?
9- Explicar as conclusões e registrar no caderno.