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sábado, 24 de janeiro de 2015
Moldes para porta de sala de berçário
Fonte : http://oficinascriativass.blogspot.com.br/p/hoje-tem-molde.html
mensagem de reflexão- Convivência
REFLEXÃO - A CONVIVÊNCIA
.
Durante uma era glacial muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberta por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem ao clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, passaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro e todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente e aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou de morte. E por causa da dor, dos espinhos, afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos de seus semelhantes.
Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.
Assim suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.
Conclusão:
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar silêncios!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
Durante uma era glacial muito remota, quando parte do globo terrestre esteve coberta por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem ao clima hostil.
Porco-espinho
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, passaram a se unir, a juntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro e todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente e aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou de morte. E por causa da dor, dos espinhos, afastaram-se, feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo os espinhos de seus semelhantes.
Doíam muito...
Mas essa não foi a melhor solução: afastados, separados, logo começaram a morrer, congelados. Os que não morreram voltaram a se aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar danos recíprocos.
Assim suportaram-se, resistindo à longa era glacial. Sobreviveram.
Conclusão:
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar silêncios!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
Brincadeiras - Volta as aulas
VOLTA ÀS AULAS - BRINCADEIRAS DIVERSAS ATIVIDADES DE FÉRIAS, ALFABETIZAÇÃO, EXERCÍCIOS E DESENHOS PARA IMPRIMIR E MILHARES DE LINKS PARA ESCOLHER
Volta às aulas - Brincadeiras e dinâmicas
Amarelinha
Como brincar:
Desenhe o diagrama com o giz sobre a calçada ou asfalto. O traçado tradicional é um retângulo grande dividido em dez retângulos menores – as ‘casinhas’ – numerados de 1 a 10. Na parte superior do diagrama, faça uma meia-lua e escreva a palavra ‘Céu’.
Para jogar, fique atrás da linha do início do traçado – do lado oposto à palavra ‘Céu’ – e atire o marcador na casinha que não poderá ser pisada, começando pelo número 1. Atravesse o resto do circuito com pulos alternados nos dois pés e em um pé só. Ao chegar no ‘Céu’, faça o caminho de volta do circuito, pegue o marcador - sem pular na casa onde ele está – e volte para trás do traçado. Depois jogue o marcador na próxima casinha e assim sucessivamente. Se errar, será a vez do próximo jogador. Vence quem completar todo diagrama primeiro.
Dica: para inovar, faça circuitos em formatos diferentes, como caracol ou retângulos maiores. Para as crianças mais novas, os circuitos podem ser menores e podem ser feitas exceções – como, por exemplo, permitir que elas pulem com os dois pés em todas as casas.
Teatrinho
Como brincar:
Para estimular: Imaginação, criatividade, linguagem e cooperação
Em parceria com as crianças e com a ajuda de livros infantis, crie adaptações para histórias consagradas como “Chapeuzinho Vermelho” ou invente seu próprio conto e peça para que elas montem uma peça - fazendo a interpretação da história.
Para isso, ofereça roupas e sapatos velhos, faça maquiagens leves e até mesmo bole um cenário para a história. A brincadeira será mais espontânea se a interpretação acontecer logo depois do planejamento, mas também podem ser combinados ensaios para treinar bastante a apresentação que pode ser feita também para os pais ou para os vizinhos.
Da confusão à ordem
Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.
Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos);
depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe.
As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.
O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.
Confusão à ordem - brincadeiras e dinâmicas
Onça Dorminhoca
Faixa etária: de 4 a 8 anosFormação: Formar com os alunos uma roda grande. Cada
criança fica dentro de um pequeno círculo desenhado
sob os pés, exceto uma que ficará no centro da roda,
deitada de olhos fechados. Ela é a Onça dorminhoca.
Desenvolvimento: Todos os jogadores andam a vontade,
saindo de seus lugares, exceto a onça dorminhoca que
continua dormindo. Eles deverão desafiar a onça
gritando-lhe: "Onça dorminhoca"! Inesperadamente, a
onça acorda e corre para pegar um dos lugares
assinalados no chão. Todas as outras crianças procuram
fazer o mesmo. Quem ficar sem lugar será a nova Onça
dorminhoca.
Sugestão: O professor poderá proporcionar um estudo
sobre a onça, de acordo com o interesse das crianças:
Quem já viu uma onça?
Aonde? Quando?
Como ela é? Como vive? O que come?
Quem quer imitá-la?
Confeccionar uma máscara de cartolina ou papelão para
aquele que fará o papel da onça.
Partindo deste estudo, a criança, quando for
desenvolver a atividade, criará um personagem seu
relativo à brincadeira.
Volta às aulas - Escola
Corrida do Elefante
Faixa etária: de 4 a 8 anosFormação: As crianças andam à vontade pelo pátio. Uma
delas separada utiliza um braço segurando com a mão a
ponta do nariz e o outro braço passando pelo espaço
vazio formado pelo braço. ( Imitando uma tromba de
elefante).
Desenvolvimento: Ao sinal, o pegador sai a pegar os
demais usando somente o braço que está livre ( O outro
continua segurando o nariz). Quem for tocado
transforma-se também em elefante, logo, em pegador,
adotando a mesma posição. Será vencedor o último a ser
preso.
Sugestão: As crianças, durante a brincadeira podem
caminhar como um elefante.
Gangorra
Gangorra
Faixa etária: 4 a 6 anosDois jogadores sentam-se, um de frente para o outro, e
apoiam as plantas dos pés.
Eles devem ter mãos um bastão seguro com as duas mãos.
Ao soar o sinal, eles devem puxar o bastão cada um
para seu lado tentando tirar o amigo do chão. Aquele
que conseguir levantar o amigo ganha.
Troque os pares e comece de novo.
Faça com que as crianças sintam o peso do amigo que
está na frente, observem a força que têm que fazer
para levanta-lo, os músculos que se movem para que
isso aconteça.
Se você tiver um bastão grande, coloque três crianças
de cada lado, o grupo que conseguir levantar o outro,
ganha.
Jogo da risadinha
Faixa etária: 4 a 6 anosAs crianças em círculo. Dado o sinal, um jogador dará uma risada. O companheiro da sua esquerda dará duas risadas. O terceiro, três risadas. E assim, sucessivamente. Quem não seguir a seqüência sairá do jogo.
Rouba rabo
Faixa etária: 4 a 8 anosOs jogadores estarão no pátio, cada um com um rabo de
barbante preso atrás. Dois jogadores serão os
pagadores. Ao sinal eles deverão tirar os rabos das
crianças. Quem conseguir pegar mais rabos será o
vencedor.
A dança dos banquinhos
Basquete - Futebol - Handball
Fazer uma roda com banquinhos e em número inferior(-1) ao número de crianças participantes. Colocar uma música para tocar e todas começam a correr ou a dançar ao redor dos banquinhos, com as mãos para trás, bem perto deles. Em dado momento, parar a música e cada criança deverá assentar-se no banquinho que estiver mais próximo. Uma delas ficará sem assentar, devendo sair levando um banquinho. O jogo recomeça. Ganha a criança que conseguir a posse do último banquinho.
Voa, não voa...
As crianças estarão assentadas em círculo. O professor falará o nome de uma ave, e as crianças deverão mover os braços e as mãos como se estivessem voando. Quando o professor falar o nome de algo que não voa, as crianças deverão ficar com os braços e mãos imobilizados. Quem errar sai da brincadeira ou paga uma prenda.
Ex: " Borboleta voa?( Todos imitarão o vôo.)Jacaré voa?(Todos deverão ficar imóveis). O professor deverá usar sua habilidade para enganar as
crianças.
Árvore dos sonhos
(alunos alfabetizados)Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?
Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.
Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.
Bola na lata
Queimada
Como brincar:
Para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.
Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time o mesmo volta para a equipe inicial. O jogo ficará mais cooperativo se atrás de cada jogador houver uma lata. O participante só é queimado se a lata for derrubada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. Nesse caso, o jogo ficará ainda mais divertido ainda se houver mais de uma bola em campo.
Corrida do Ovo
Como brincar:
Para a disputa tradicional marque um ponto de largada e outro de chegada. Os participantes devem atravessar de uma linha a outra segurando com a boca a colher, sobre a qual se equilibra o ovo. Vence quem chegar primeiro sem derrubar o ovo.
Para os mais jovens, deixe que segurem a colher com uma das mãos e diminua o percurso; para os mais velhos, a disputa ficará mais divertida sem a ajuda das mãos ou com obstáculos como pneus no decorrer do percurso. Para diminuir um pouco a sujeira, cozinhe o ovo.
Dica: a brincadeira também pode virar uma corrida de revezamento bastante divertida. Divida as crianças em duplas, sendo que cada uma ficará em um dos pontos opostos (chegada e partida). Quem está com o ovo precisa correr até a dupla e passar o ovo na colher da outra criança sem a ajuda das mãos.
Corrida no saco
Corrida no Saco
Como brincar:
Marque um ponto para ser a linha de chegada e outro de partida. Cada participante deve entrar no saco ou fronha ou ter as pernas bem presas por um elástico. Ao ser dado o sinal os jogadores, aos pulos, precisam cruzar a linha de chegada. Os tombos são inevitáveis, por isso, uma superfície segura é fundamental.
Dicas: quando o número de participantes for grande, divida-os em grupos iguais e faça uma disputa de revezamento. Cada jogador que chegar ao lado oposto passa o saco para o parceiro que fará o percurso de volta. Com sacos bem grandes os participantes podem pular em duplas dentro do mesmo saco.
domingo, 4 de janeiro de 2015
Interpretação de texto: Orelhinha
ORELHINHA
OLHE O ORELHINHA! ELE Á UM DOS FILHOTES DA MAMÃE COELHA.
ELE TEM ESSE NOME PORQUE SUA ORELHA É MENOR QUE AS ORELHAS DO SEU IRMÃO MALHADO.
ORELHINHA GOSTA MUITO DE DORMIR. MAMÃE COELHA SEMPRE ARRUMA A CAMINHA DELE EM UM CESTINHO, ELA COLOCA PALHA DE MILHO E BASTANTE JORNAL VELHO, ATÉ A CAMINHA FICAR BEM FOFINHA.
ORELHINHA GOSTA MUITO E DORME BASTANTE, NO MEIO DA PALHA.
MAMÃE COELHO FICA FELIZ AO VER SEU FILHOTE DORMINDO TÃO TRANQUILAMENTE.
GRAÇA
COMPREENSÃO DE TEXTO
1) QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
R.:
2) PINTE NO TEXTO AS PALAVRAS FORMADAS POR LH.
3) QUAIS SÃO OS PERSONAGENS PRINCIPAIS DO TEXTO?
R.:
4) QUEM É ORELHINHA?
R.:
5) O QUE ORELHINHA MAIS GOSTA DE FAZER?
R.:
6) COMO A MAMÃE COELHO ARRUMA A CAMA DE ORELHINHA?
R.:
7) POR QUE A MAMÃE DEU A SEU FILHOTE O NOME DE ORELHINHA?
R.:
8) PARA QUE SERVE A PALHA E O JORNAL?
R.:
9) QUANTOS PARÁGRAFOS HÁ NO TEXTO?
R.:
10- Pinte no texto de azul as palavras com lh e de amarelo as palavras com nh
10) FAÇA UMA ILUSTRAÇÃO DA HISTÓRIA:
O ar- Atividades
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
1) QUAIS SÃO OS FATORES QUE ALTERAM A QUALIDADE DO AR?
A) OS GASES E FUMAÇA EMITIDOS PELAS FABRICAS E CARROS.
B) DESTRUIÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO DEVIDO A EMISSÃO DE CFC
C) AUMENTO DO CONSUMO DE OXIGÊNIO E DAS FONTES POLUIDORAS NAS GRANDES CIDADES.
D) DIMINUIÇÃO DO NÚMERO DE VEÍCULOS MOVIDOS A COMBUSTÍVEL NÃO RENOVÁVEL.
2) QUE ATITUDE AJUDA A EVITAR A POLUIÇÃO DO AR E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS?
A) AUMENTAR O NÚMERO DE VEÍCULOS MOVIDOS A COMBUSTÍVEL NÃO RENOVÁVEL.
B) DESMATAR AS FLORESTAS PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA.
C) UTILIZAR VEÍCULOS MOTORIZADOS AO INVÉS DOS TRANSPORTES COLETIVOS.
D) INSTALAR FILTROS NAS INDÚSTRIAS PARA DIMINUIR A EMISSÃO DE GASES POLUENTES.
3) QUAIS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS O AR POLUÍDO CAUSA?
A) DIARREIA, DENGUE E ENXAQUECA.
B) BRONQUITE, ASMA E ENFISEMA PULMONAR.
C) TUBERCULOSE E CONJUNTIVITE.
D) RUBÉOLA, SARAMPO E CAXUMBA.
4) MARQUE UM X NA ALTERNATIVA QUE NÃO É CAUSADA PELA POLUIÇÃO DO AR.
A) REDUÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
B) CHUVA ÁCIDA
C) EROSÃO
D) EFEITO ESTUFA
O solo - Ciências Naturais
O SOLO
A PARTE EXTERNA DA CROSTA TERRESTRE É CHAMADA DE SOLO, E A ISSO QUE CHAMAMOS DE TERRA.
O SOLO É CONSTITUÍDO POR AREIA, ARGILA E HÚMUS, QUE É UMA MESCLA DE RESTOS DE ANIMAIS E VEGETAIS EM DECOMPOSIÇÃO.
A CROSTA TERRESTRE É FORMADA PELO:
SOLO: PEDAÇOS MUITO PEQUENOS DE ROCHAS, RESTOS DE ANIMAIS E VEGETAIS.
SUBSOLO: FORMADO POR ROCHAS MAIORES QUE ESTÃO SE DECOMPONDO ANTES DE VIRAR SOLO.
ROCHA INTEIRA.
EXISTEM VÁRIOS TIPOS DE SOLO, SÃO ELES:
ARENOSO: FORMADO POR TERRA SOLTA E NÃO SEGURA ÁGUA, É UM TIPO DE SOLO MAIS SECO. PARA QUE HAJA UMA PLANTAÇÃO PRECISA SER IRRIGADO.
HUMÍFERO: É FORMADO POR PEDAÇOS MUITO PEQUENOS DE ROCHAS E RESTOS DE ANIMAIS E VEGETAIS (HÚMUS). É UM SOLO ÓTIMO PARA PLANTAR.
ARGILOSO: É FORMADO POR TORRÕES DE ARGILA, É UM TIPO DE SOLO QUE FICA ENCHARCADO. PARA FAZER UMA PLANTAÇÃO PRECISA SER DRENADO.
AS MINHOCAS VIVEM NO SOLO E PARA VIVER PERFURAM O SOLO FORMANDO GALERIAS. É COM ESSAS GALERIAS O SOLO FICA MAIS AREJADO. OS EXCREMENTOS DAS MINHOCAS FERTILIZAM O SOLO, POR ISSO O SOLO COM MINHOCAS É RICO EM HÚMUS.
EXERCÍCIOS
1) O QUE É QUE NÓS CHAMAMOS DE TERRA?
2) QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE CONSTITUEM O SOLO?
3) DO QUE É FORMADO O SUBSOLO?
4) COMO CHAMAMOS O SOLO FORMADO POR TERRA SOLTA (AREIA)?
5) COMO É FORMADA A CROSTA TERRESTRE?
6) QUAIS SÃO OS TIPOS DE SOLO?
7) QUAL É O MELHOR TIPO DE SOLO PARA IDEAL PARA O PLANTIO? E QUAIS SÃO SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
8) QUAL É A FUNÇÃO DAS MINHOCAS NO SOLO?
Avaliação de Ciências- A água
ESCOLA: DATA:
PROF: TURMA:
NOME:
A ÁGUA
A ÁGUA UMA SUBSTÂNCIA MUITO IMPORTANTE PARA A VIDA NO PLANETA TERRA. A ÁGUA É UMA SUBSTÂNCIA QUE NÃO TEM COR, CHEIRO OU SABOR. PODEMOS ENCONTRA-LA NA NATUREZA EM TRÊS ESTADOS FÍSICOS:
· ESTADO SÓLIDO: O GELO NÓS ENCONTRAMOS NAS GELEIRAS, NA NEVE, ETC.
· ESTADO LÍQUIDO: NOS MARES , RIOS, LAGOS, FONTES, SOLO, SUBSOLO, ETC.
· ESTADO GASOSO: NA ATMOSFERA, EM FORMA DE VAPOR DE ÁGUA.
OS EVENTOS QUE LEVAM A ÁGUA A MUDAR DE ESTADO FÍSICO TÊM NOMES ESPECÍFICOS:
· FUSÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO SÓLIDO PARA O LÍQUIDO;
· EVAPORAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O GASOSO;
· CONDENSAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO GASOSO PARA O LÍQUIDO;
· SOLIDIFICAÇÃO: É QUANDO A ÁGUA PASSA DO ESTADO LÍQUIDO PARA O SÓLIDO.
NA NATUREZA A ÁGUA PASSA POR CONSTANTES TRANSFORMAÇÕES, A ISSO CHAMAMOS CICLO DA ÁGUA. O CICLO DA ÁGUA ACONTECE DA SEGUINTE MANEIRA:
O CALOR DO SOL AQUECE AS ÁGUAS DOS RIOS, LAGOS E MARES FAZENDO COM QUE A ÁGUA SE TRANSFORME EM VAPOR DE ÁGUA;
ESSE VAPOR SOBE E SE CONDENSA, FORMANDO AS NUVENS COM GOTÍCULAS DE ÁGUA E CRISTAIS DE GELO;QUANDO ESSAS GOTÍCULAS FICAM MUITO PESADAS ELAS CAEM EM FORMA DE CHUVA. INICIANDO MAIS UMA VEZ O CICLO.
QUESTÕES
1) QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA ÁGUA?
R.:
2) QUAIS SÃO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA?
R.:
3) ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO LÍQUIDO?
R.:
4) ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA EM ESTADO SÓLIDO?
R.:
5) EXPLIQUE O QUE SE PEDE:
A) FUSÃO:
B) EVAPORAÇÃO:
C) CONDENSAÇÃO:
D) SOLIDIFICAÇÃO:
6) EXPLIQUE O CICLO DA ÁGUA NA NATUREZA:
R.;
7) QUAL É A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA O SER HUMANO?
R.;
8) QUAIS PROBLEMAS PODEM CAUSAR O EXCESSO DE CHUVAS?
R.;
9) QUAIS PROBLEMAS PODEM CAUSAR A FALTA DE CHUVAS?
R.;
Avaliação 4º ano- Português - Simulado prova Brasil
QUESTÃO 1-
UBATUBA
RECEBE VISITA DE ELEFANTE – MARINHO
ANIMAL APARECEU NO INÍCIO DA TARDE
DESTA SEGUNDA-FEIRA NO SACO DA RIBEIRA. APESAR DE PARECER MANSO, ELE FICA
AGRESSIVO QUANDO SE SENTE AMEAÇADO.
A CIDADE DE UBATUBA, NO LITORAL NORTE
DE SÃO PAULO, RECEBEU NESTA SEGUNDA-FEIRA. A VISITA DE UM ELEFANTE-MARINHO. O
ANIMAL CHEGOU AO SACO DA RIBEIRA NO INÍCIO DA TARDE. SEGUNDO BIÓLOGOS, O
ELEFANTE-MARINHO PODE SER O MESMO QUE APARECEU NA REGIÃO NO ANO PASSADO.
ESPECIALISTAS FAZEM UM ALERTA: APESAR DE PARECER MANSO, O ANIMAL FICA AGRESSIVO
QUANDO SE SENTE AMEAÇADO.
A NOTÍCIA SOBRE OS ELEFANTES-MARINHOS FOI ESCRITA PARA
(A) INFORMAR AS PESSOAS.
(B) DIVERTIR AS PESSOAS.
(C) GARANTIR OS DIREITOS DOS ANIMAIS.
(D) PROMOVER UM PRODUTO.
QUESTÃO 2 -
ESTE LIVRO FOI ESCRITO POR
(A) CHICO BUARQUE.
(B) JOSÉ OLYMPIO.
(C) ZIRALDO.
(D) CHAPEUZINHO AMARELO.
QUESTÃO 3 –
BISCOITOS DE QUEIJO
INGREDIENTES
300 GRAMAS DE QUEIJO PARMESÃO RALADO
250 GRAMAS DE MARGARINA
300 GRAMAS DE FARINHA DE TRIGO
MODO DE FAZER
COLOQUE O QUEIJO RALADO E A MARGARINA EM UMA TIGELA. JUNTE A FARINHA DE
TRIGO ATÉ DAR O PONTO DE ENROLAR.
FAÇA PEQUENAS BOLINHAS COM A MASSA. COLOQUE AS BOLINHAS EM UMA FORMA.
LEVE AO FORNO POR 15 MINUTOS OU ATÉ QUE FIQUEM DOURADAS.
ESTE TEXTO É
(A) UMA RECEITA.
(B) UMA NOTÍCIA.
(C) UMA PROPAGANDA.
(D) UM VERBETE DE DICIONÁRIO.
QUESTÃO 4-
O LEÃO E O RATO
UM LEÃO FOI ACORDADO POR UM RATO QUE PASSOU CORRENDO SOBRE SEU ROSTO.
COM UM SALTO ÁGIL ELE O CAPTUROU E ESTAVA PRONTO PARA MATÁ-LO, QUANDO O RATO
SUPLICOU:
– SE O SENHOR POUPASSE MINHA VIDA, TENHO CERTEZA QUE PODERIA UM DIA
RETRIBUIR SUA BONDADE.
O LEÃO DEU UMA GARGALHADA DE DESPREZO E O SOLTOU.
ACONTECEU QUE POUCO DEPOIS DISSO O LEÃO FOI CAPTURADO POR CAÇADORES QUE
O AMARRARAM COM FORTES CORDAS NO CHÃO.
O RATO, RECONHECENDO SEU RUGIDO, SE APROXIMOU, ROEU AS CORDAS E
LIBERTOU-O DIZENDO:
– O SENHOR ACHOU RIDÍCULA A IDÉIA DE QUE EU JAMAIS SERIA CAPAZ DE
AJUDÁ-LO. NUNCA ESPERAVA RECEBER DE MIM QUALQUER COMPENSAÇÃO PELO SEU FAVOR;
MAS AGORA SABE QUE É POSSÍVEL, MESMO A UM RATO, CONCEBER UM FAVOR A UM PODEROSO
LEÃO.
O TEXTO CONTA A HISTÓRIA DE UM RATO E DE UM LEÃO
(A) QUE VIVIAM JUNTOS NA MESMA CAVERNA.
(B) QUE SE UNIRAM PARA MATAR O CAÇADOR.
(C) QUE TROCARAM FAVORES ENTRE SI.
(D) QUE SAÍRAM PARA PASSEAR.
QUESTÃO 5-
ESTE TEXTO É:
(A) UMA FÁBULA.
(B) UM POEMA.
(C) UMA ADIVINHA.
(D) UMA CARTA.
QUESTÃO 6-
OS PREGUIÇOSOS
DOIS PREGUIÇOSOS ESTÃO SENTADOS, CADA UM NA SUA CADEIRA DE BALANÇO, SEM
VONTADE NEM DE BALANÇAR. UM DELES DIZ:
– SERÁ QUE ESTÁ CHOVENDO?
O OUTRO:
– ACHO QUE ESTÁ.
– SERÁ?
– NÃO SEI.
– VAI LÁ FORA VER.
– EU NÃO. VAI VOCÊ.
– EU NÃO.
– CHAMA O CACHORRO.
– CHAMA VOCÊ.
– TUPI!
O CACHORRO ENTRA DA RUA E SENTA ENTRE OS DOIS PREGUIÇOSOS.
– E ENTÃO?
– O CACHORRO TÁ SECO...
QUAL A FRASE DO TEXTO QUE TERMINA COM UM PONTO DE INTERROGAÇÃO?
(A) SERÁ QUE ESTÁ CHOVENDO?
(B) O OUTRO:
(B) ACHO QUE ESTÁ.
(C) TUPI!
(D) O CACHORRO TÁ SECO...
QUESTÃO 7-
QUAL O SIGNIFICADO DO PONTO DE INTERROGAÇÃO NA FRASE: – SERÁ QUE ESTÁ
CHOVENDO?
(A) A DÚVIDA DA PERSONAGEM.
(B) A ALEGRIA DA PERSONAGEM.
(C) A SURPRESA DA PERSONAGEM.
(D) A INTRODUÇÃO DA FALA DA PERSONAGEM.