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sábado, 28 de fevereiro de 2015
sábado, 21 de fevereiro de 2015
Avaliação de fábula _ A coruja e a águia
A
coruja e a águia
Coruja
e águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes.
— Basta
de guerra — disse a coruja.
— O
mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma
da outra.
—
Perfeitamente — respondeu a águia.
— Também
eu não quero outra coisa.
—
Nesse caso combinemos isso: de agora em diante não comerás nunca os meus
filhotes.
— Muito
bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes?
—
Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de
corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de
nenhuma outra ave, já sabes, são os meus.
—
Está feito! — concluiu a águia.
Dias
depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro,
que piavam de bico muito aberto.
— Horríveis
bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja.
E
comeu-os.
Mas
eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o
desastre e foi ajustar contas com a rainha das aves.
— Quê?
— disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha
não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste…
Moral
da história: Para retrato de filho ninguém acredite em pintor pai. Já diz o
ditado: quem ama o feio, bonito lhe parece.
Em: Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Brasiliense, s/d, 20ª edição.
CONSTRUINDO
O SENTIDO DO TEXTO
01. Quem são os personagens principais?
02. A fábula tem algumas características especiais. Quais
são elas?
03. Como a coruja descreveu seus filhotes?
04. Por que a águia não reconheceu os filhotes da coruja?
05. Segundo a moral, há uma diferença no modo de as
pessoas perceberem as outras. Explique.
07. Transcreva uma fala de cada personagem do texto.
Leia novamente o texto A coruja e a águia e assinale as
alternativas corretas
1) Um dia quando a águia estava caçando encontrou um
ninho com:
a) dois filhotinhos lindos c) dois filhotinhos
horríveis
b) três filhotinhos lindos d)três filhotinhos horríveis
2) A coruja disse
para a águia que seus filhotes eram:
a) lindos e tristes
c) lindos e alegres
b) alegres e feios
d) feios e tristes
3) A águia quando encontrou os filhotes da coruja não os
reconheceu porque:
(a) achou-os muito bonitos
(b) eles estavam dormindo
(c) eles eram
horríveis para a águia
(d) eles estavam
piando muito alto
4) A moral “ Quem ama o feio, bonito lhe parece”, nos
ensina que:
a) Não devemos amar as pessoas feias
b) Quando gostamos de alguém, mesmo que ela seja feia nos
parecerá ser bonita.
c) O amor torna as pessoas mais feias
d) A beleza não é tudo.
5) A razão para a coruja considerar seus filhotes muito
bonitos é porque:
(a) era cega
(b) era muito convencida
(c) não enxergava muito bem
(d) era a mãe deles
6) Essa história trata especialmente de:
a) incompreensão
(b) mentira
( c) esperteza
(d) ingratidão
7) Esse texto é:
(a) uma poesia (b)
Texto informativo (c) um conto de
fadas (d) uma fábula
Fábula A Escola da bicharada _ Lição de casa
A
Escola da Bicharada
Na escola da bicharada, dona
Corujinha, por ser muito sabida, é a professora.
O Burro ainda não sabe ler.
A Preguiça dorme o tempo todo e até hoje nada aprendeu.
A Hiena só dá risadas. O
Macaco só faz palhaçadas.
O aluno que dá mais trabalho
é o vaidoso Pavão. Ele não fica quieto na carteira, passeia o tempo todo, pra
lá e pra cá, com sua cauda colorida.
Um dia o Pavão falou:
- Como sou belo! Vejam
minhas penas!
O Macaco deu uma pirueta e
respondeu:
- Ó vaidoso animal! Olhe
para seus pés. Veja como são feios.
O Pavão olhou para os pés,
levou um enorme susto e ficou muito triste até o fim da aula.
(Adaptação da Fábula
de Esopo)
1. Qual é o título do texto?
_______________________________________________________________
2. Quem são os personagens?
_______________________________________________________________
3. De onde o texto foi retirado?
_______________________________________________________________.4.
Quem é a professora da escola e por quê?
_______________________________________________________________
5. O que o texto informa sobre o Burro?
_______________________________________________________________
6. Por que o Pavão é o aluno que dá mais trabalho?
_______________________________________________________________
7. Retire do texto a frase que mostra o que o Macaco
respondeu ao Pavão:
_______________________________________________________________
O dia da Ventania- Interpretação de fábula
O
DIA DA VENTANIA
A onça andava louca para
devorar o coelho.
Mestre coelho, que era muito
esperto, imaginou um plano para acabar com a perseguição. Viu que a onça se
aproximava e começou o seu planinho. Pegou o facão e pôs-se a juntar cipós,
apressado e ansioso.
A onça achou aquilo muito
estranho e perguntou:
- Para que tanto cipó,
mestre coelho?
- Pois não sabe, comadre
onça? Acontece que Tupã esta furioso com todos os bichos da floresta e vai
mandar um castigo terrível! Logo mais começa o Dia da Ventania Final!
- Dia da Ventania Final?! –
espantou-se a onça – o que é isso?
- É que vai ventar como
nunca antes ventou no mundo. Vai ventar tanto que nenhum bicho vai consegujir
ficar de pé na terra. Vai tudo pelos ares!
- Que horror! –
horrorizou-se a burra da onça. – E o que é que se pode fazer?
-Quem não for bobo tem de
pedir para alguém amarrá-lo bem amarrado numa árvore bem grossa. Eu estou
juntando esses cipós aqui e vou correndo para casa amarrar todos os meus
filhinhos!
A onça estava apavorada:
- Me ajude, amigo coelho!
Não quero ser levada pela ventania. Me amarre primeiro!
- Desculpe, comadre onça,
mas não posso. Tenho de ir correndo pra casa e amarrar meus filhinhos.
-Não faça isso comigo,
compadre coelho, por favor! Me amarre!
A onça tanto insistiu que o coelho, depois de fingir que
recusava, acabou concordando. Amarrou a
danada da onça muito bem amarrada, com uma porção de cipós, na árvore
mais forte da floresta!
E foi feliz para casa,
deixando a burra da onça muito bem amarradinha e muito satisfeita, à espera da
ventania que nunca haveria de aparecer...
Pedro Bandeira. O dia
da ventania. São Paulo
Vamos
compreender a fábula:
1. O coelho
elaborou um plano por que tinha um problema com a onça. Qual era esse problema?
2. Qual era o
plano?
3. Segundo o
coelho, quem estava furioso com os bichos e o que ia acontecer?
4. De quantos
parágrafos o texto é formado?
5. Qual o
sinal de pontuação que inicia o quarto parágrafo? Para que serve?
6. Qual o
sinal de pontuação que termina o quarto parágrafo? Para que serve?
7. O plano do
coelho deu certo? Por que?
8. Dê um
outro título para o texto.
9. O texto
conta que mestre coelho era muito esperto e que a onça era “burra”. Vocês
concordam? Por quê?
domingo, 15 de fevereiro de 2015
sábado, 14 de fevereiro de 2015
O galo e a raposa _ Interpretação com alternativas
O galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro,
percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa,
desapontada, murmurou consigo: “…Deixa estar, seu malandro, que já te curo!…” E
em voz alta:
-Amigo, venho contar
uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro,
gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinha, todos os bichos andam agora aos
beijos, como namorados. Desça desses poleiros e venha receber o meu abraço
de paz e amor.
-Muito bem! –exclamou
o galo. Não imagina como tal notícia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo,
limpo de guerras, crueldades e traições! Vou já descer para abraçar a amiga
raposa, mas… como lá vem vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que
eles também tomem parte da confraternização.
Ao ouvir falar em
cachorros, dona raposa não quis saber de histórias, e tratou de pôr-se a
fresco, dizendo:
- Infelizmente,
amigos Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica
para outra vez a festa, sim? Até logo.
E rapou-se.
Com esperteza, –
esperteza e meia.
1) Na frase: “ E raspou-se”. Entende-se que o personagem:
a) Foi embora devagar.
b) Saiu correndo.
c) Raspou a mesa.
d) Sentou-se.
2) O tema do texto é:
a) O galo que recebeu a raposa.
b) O galo que logrou a raposa.
c) O galo que casou com a raposa.
d) O galo que bicou a raposa.
3) Para fugir da raposa, o galo foi empoleirar-se:
a) Em um galho quebrado.
b) Em um tronco.
c) Em uma árvore.
d) Em uma parreira.
4) Por que a raposa resolveu desistir da confraternização com o galo?
a) A raposa ficou com medo do galo.
b) A raposa lembrou que tinha outro compromisso.
c) A raposa tem medo de cachorros
d) A raposa ficou com raiva do galo.
5) Um velho galo matreiro. A palavra grifada significa:
a) Malvado.
b) Atrevido.
c) Asqueroso
d) Astuto
6) Qual é o gênero textual apresentado?
a) Fábula.
b) Receita.
c) Carta.
d) Convite.
7) Qual a finalidade desse texto?
a) Dar uma ideia.
b) Dar os parabéns.
c) Dar uma lição de moral.
d) Dar uma informação
8) Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado?
8) Qual foi o motivo pelo qual o galo recebeu a raposa, empoleirado?
a) Para ficar mais imponente.
b) Para se sentir seguro.
c) Para cantar mais alto.
d) Para bicar os frutos da árvore.
9) No trecho “…para que eles também tomem parte na confraternização.” , a palavra grifada se refere a:
a) Cães.
b) Raposa.
c) Galo.
d) Lobo.
O galo que logrou a raposa - Interpretação textual
FÁBULA - O GALO QUE LOGROU A RAPOSA E ATIVIDADES
O galo que logrou a raposa
Um velho galo matreiro, percebendo a aproximação da raposa, empoleirou-se numa árvore. A raposa, desapontada, murmurou consigo: “Deixe estar, seu malandro, que já te curo!...” E em voz alta:
_ Amigo, venho contar uma grande novidade: acabou-se a guerra entre os animais. Lobo e cordeiro, gavião e pinto, onça e veado, raposa e galinhas, todos os bichos andam agora aos beijos como namorados. Desça desse poleiro e venha receber o meu abraço de paz e amor.
_ Muito bem! --- exclamou o galo. Não imagina como tal noticia me alegra! Que beleza vai ficar o mundo, limpo de guerras, crueldade e traições!
Vou já descer para abraçar a amiga raposa, mas... como lá vêm vindo três cachorros, acho bom esperá-los, para que também tomem parte na confraternização.
Ao ouvir falar em cachorro, dona Raposa não quis saber de historias, e tratou de pôr-se ao fresco, dizendo:
_ Infelizmente, amigo Có-ri-có-có, tenho pressa e não posso esperar pelos amigos cães. Fica para outra vez a festa? Até logo.
E raspou-se.
Contra esperteza, esperteza e meia.
Monteiro Lobato. Fábulas. São Paulo, Brasiliense, 1972.
1) Interpretação de texto:
a) Quem são os personagens do texto?
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b) Qual é a intenção da raposa em relação ao galo?
______________________________________________________________________
c) Qual é a mentira inventada pela raposa?
______________________________________________________________________
d) Que recursos ela utilizou para convencer o galo?
______________________________________________________________________
e) Qual é a mentira inventada pelo galo?
______________________________________________________________________
f) Como ele consegue enganar a raposa?
______________________________________________________________________
g) Qual dos dois animais você achou mais esperto? Por quê?______________________________________________________________________
h) O texto tenta passar uma “lição”: Contra a esperteza, esperteza e meia. O que você achou dessa lição?
_______________________________________________________________________
2) Marque a opção correta:
O galo e a raposa aparecem no texto:
( ) com algumas características humanas, como a fala e a inteligência.
( ) com características dos animais.
3 ) Procure as seguintes palavras no dicionário e escreva o significado de cada uma.
lograr =
matreiro =
desapontada =
poleiro =
traições =
confraternização =
4- Coloque em ordem alfabética as palavras do exercício anterior.
_____________________________________________________
5- Produção texto.
Faça um desenho ilustrando o texto, coloque balões em seu desenho e dentro deles escreva resumidamente a conversa entre o galo e a raposa. Capriche!