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domingo, 19 de junho de 2022

A CHATA OU AS BARATAS

                                                                


  


                                                           A  CHATA OU AS BARATAS


    Esta noite tive um sonho. Sonhei que os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas, baratas, todos tinham a voz ardida da minha Irmã mais nova, a Andreia.
    No sonho, todos os bichos começaram a se manifestar ao mesmo tempo: o cachorro latia, o gato miava, as moscas zumbiam, as baratas corriam e os peixes nadavam. Eu queria fugir, mas as pernas não me obedeciam. Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus pés descalços... Ai!
    Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saia, e quando saiu era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu sonho e falou:
    -- ACORDA, VAMOS BRINCAR!
    Pulei da cama e, quando à vi acordada em cima do meu pé, no lugar das baratas, confesso: até que gostei...
    Pensando bem, minha irmã não é assim tão ruim como parece.

Dileia Frate



        INTERPRETAÇÃO TEXTUAL

1.  Os bichos que, no sonho do narrador, tinham a voz igual à da Andréia eram

A) os cachorros, gatos e peixes.
B) os cachorros, gatos, peixes e pássaros.
C) os cachorros, gatos, peixes, pássaros e moscas.
D) os cachorros, gatos, peixes, pássaros, moscas e baratas.

2.  Você entende que, no sonho, o narrador ficou apavorado, sem voz, porque

A) as baratas começaram a subir em seus pés.
B) os bichos tinham a mesma voz ardida da irmã.
C) a irmã não era assim tão ruim.
D) a irmã entrou em seu sonho e falou.

3. A frase Foi quando as baratas descontroladas e cegas começaram a subir em meus
pés descalços... e as reticências (...) mostram que as baratas

A) pararam de subir nos pés do menino.
B) continuaram a subir, subir, subir.
C) fugiram assustadas.
D) ficaram cegas de repente.

4.  O texto A chata e as baratas foi escrito para

A) explicar por que as crianças sonham.
B) ensinar que irmãos não devem brigar.
C) contar uma história divertida.
D) provar que as crianças são sempre medrosas.

5.  Um título que também combina com o texto 3 é

A) A voz dos bichos.
B) O fim de um pesadelo.
C) Os bichos que eu amo.
D) Um lindo sonho.

Releia este trecho para responder às questões 6 e 7.

Abri a boca para gritar, apavorado, mas a voz não saía, e quando saiu
era igual à voz da chata da minha irmã, que de repente entrou no meu
sonho e falou:
— ACORDA, VAMOS BRINCAR!

6.  A frase — ACORDA, VAMOS BRINCAR! , escrita em letras maiúsculas e o ponto de
exclamação (!) mostram que Andréia estava

A) assustada.
B) nervosa.
C) triste.
D) animada.

7.  As frases destacadas, em negrito, no trecho acima representam a fala
A) do narrador.
B) de Andréia.
C) de um dos bichos.

D) da mãe das crianças

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Modelo de Relatório individual de alunos com dificuldades de aprendizagens ( 6 modelos)



Relatório individual de alunos com dificuldades de aprendizagens


 modelo 1

 Observando o desempenho diário do (nome do estudante), constatou-se que ele não conseguiu adquirir todas as capacidades previstas para sua fase. Apesar disso, consegue expressar a criatividade por meio de atividades artísticas, como por exemplo, colagens e recortes.

Tem boas interações sociais com os colegas, se envolvendo com empenho nas atividades em equipe. Participa de exercícios recreativos em sala de aula e na quadra esportiva.

Apesar das intervenções pedagógicas e atendimento individual, apresenta uma leitura sibilando e tem extrema dificuldade ao escrever e ao interpretar pequenos textos trabalhados em sala de aula.

Além disso, em boa parte das aulas apresenta indisposição, reclamando de dores de cabeça e nas vistas. Reluta em realizar tarefas e algumas vezes é agressivo com colegas e até mesmo com a professora.

Tendo em vista os pontos expostos, é indicado o encaminhamento para diagnóstico para auxílio no processo de ensino aprendizagem do aluno.



Modelo 2


O aluno (nome do estudante), apesar de já ter apresentado alguns avanços, ainda demonstra muita insegurança, necessitando de acompanhamento constante. Atualmente está na fase de escrita silábica.

Consigo notar que se envolve mais quando é incentivado. É perceptível que o estudante não recebe orientações em casa, por isso, tenho aumentado o cuidado e a frequência do auxílio e intervenções em sala de aula.

Por vezes percebo que está sempre em busca de aceitação e elogios, sendo que estes funcionam como alavancas para a busca de novos aprendizados


                                                        Modelo 3

O estudante (nome do estudante) desde o início do ano letivo apresenta muita dificuldade de aprendizagem. No entanto, mostra-se esforçado para superar as dificuldades do cotidiano escolar.

Nas observações diárias é possível perceber ações infantilizadas e, frequentemente, muda aquilo que lhe é proposto, dando entender que não entende as comandas.

A intervenções feitas, até o momento, envolvem atividades diferenciadas, envolvendo o ambiente familiar, bem como caderno de reforço, adotado desde o primeiro bimestre.

O acompanhamento individualizado dentro e fora de sala de aula também tem se mostrado eficiente na busca por melhor desenvolvimento. Da mesma forma, a assistência familiar tem sido um ponto chave para superar as dificuldades


                                                        Modelo 4


A estudante (nome da estudante) encontra-se na fase de escrita silábica com valor em transição para o silábico alfabético. Tem dificuldade em se relacionar com os colegas e professora.

Além disso, registra faltas consecutivas, o que tem a dificultado o processo de aprendizagem. Sobre este ponto, conversamos com a mãe para alertar sobre a importância da frequência escolar, com isso, tem faltado menos.

Outro ponto a se destacar é problema de visão. Além de mudá-la para a carteira da frente, o que acarretou em maior atenção nas aulas, foi encaminhada pela família a um médico oftalmologista.

Diminuindo a incidência de faltas e solucionado o problema de visão, espera-se que o desenvolvimento se torne adequado à faixa etária.



                                                       Modelo 5


A aluna (nome da estudante), atualmente, está na fase pré-silábica, começando a fazer a diferenciação de letras e números, símbolos ou desenhos no processo de desenvolvimento da aquisição.

Consegue compreender de forma pouco satisfatória os valores sonoros das sílabas. Tem dificuldades em realizar atividades e copiar exercícios da lousa, necessitando de constante auxílio da professora.

É relutante ao se envolver nas atividades com os colegas, não consegue se socializar e, ao ter que responder alguma pergunta, manifesta-se de forma tímida e acanhada. Por vezes não manifesta qualquer reação que demonstre compreensão.

Com o objetivo de amenizar as dificuldades e alcançar o desenvolvimento pleno, estão sendo propostas atividades com com jogos, fichas de palavras, produção oral com base em gravuras e quebra-cabeça.

Ainda assim, é possível notar que a estudante não está conseguindo desenvolver o processo cognitivo, por isso, estou encaminhando-a para diagnóstico.


                                                   Modelo 6

O aluno (nome do estudante) tem dificuldade e até certa resistência em realizar as tarefas propostas. Seu temperamento forte contribui para que muitas vezes não queira entrar na escola.

Frequentemente interrompe as aulas, faz brincadeiras, empurra os colegas e os destrata. O comportamento é sempre agitado, balançando mãos, pés e até mesmo mastigando objetos escolares, tais como canetas e lápis.
Dificilmente permanece em seu lugar e, quando o faz, é sempre muito desorganizado, deixando todo o material espalhado.

Em relação à aprendizagem, ainda não adquiriu muitos conceitos, estando no nível de escrita pré-silábico, sem reconhecer letras e números. Mesmo com aulas de reforço, emprego de atividades lúdicas e diversificadas, não tem entusiasmo, permanecendo indiferente e indisposto durante as aulas.

Tendo em vista as observações acima, encaminho (nome do estudante) para avaliação e diagnóstico.


fonte: https://escolaeducacao.com.br/relatorio-individual-do-aluno-com-dificuldade-de-aprendizagem/

sábado, 5 de março de 2022

SISTEMA DIGESTÓRIO

                                                             SISTEMA DIGESTÓRIO




O corpo humano possui diferentes órgãos internos, cada um com uma função. Isso permite com que nosso organismo funcione corretamente.
         O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
          A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.
         Os órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
      O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.
À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando. Normalmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células.

         Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.
        O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.

Fonte: 
Sistema digestório. O funcionamento do sistema digestório - Escola Kids (uol.com.br)


1. A importância da digestão para o nosso corpo é:
a) (     ) desenvolver nosso organismo.
b) (     ) ativar as glândulas anexas.
c) (     ) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
d) (     ) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
2. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
a) (     ) estruturas anexas e tudo digestório.
b) (     ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) (     ) glândulas anexas e estômago.
d) (     ) intestino delgado e intestino grosso.
3. As glândulas anexas ao tubo digestório são:
(     ) glândulas salivares, fígado e estômago.
(     ) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
(     ) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
(     ) boca, faringe e esôfago
4. O tubo digestório começa:
a) (     ) nas glândulas salivares.
b) (     ) na boca.
c) (     ) no esôfago.
d) (     ) no estômago.
5. O esôfago está situado:
a) (     ) entre o estômago e o intestino delgado.
b) (     ) entre o pâncreas e o estômago.
c) (     ) entre a boca e o estômago.
d) (     ) entre o intestino grosso e o delgado
6. Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda:
( a ) Faringe
( b ) Esôfago                                      
( c ) Estômago                                   
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso                       .
( f ) Boca
(     ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.
(     ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
(     ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
(     ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
(     ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
(     ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos


GABARITO
1 - C
2 - A
3 - C
4 - A
5 - C
6 - D, C, E, A, B, F


COMPLETE: