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terça-feira, 24 de setembro de 2013

Água- Sequencia didática Cadê a água?

Sequência didática: Cadê a água?

1. Elaboração: Professora: Joseana Fontoura e Educadora: Sandra Mathias

2. Título: Cadê a água?

3. Área de Formação Humana: Relações Naturais

4. Turma: Pré

5. Ano: 2010

6. Tempo estimado: 2 meses

7. Materiais necessários: água, copo, canetas, canetinhas, papel bobina, lápis de escrever, de cor, cola, revistas, mapa, CDs, computador, giz, máquina fotográfica, embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas, baldes, brinquedos de areia, chaleira, prato, geladeira, gelatina, jarras, colheres, escova de dente e outros.

8. Objetivos:

• Explorar conhecimentos de diferentes áreas, aproximando-se gradativamente do conhecimento científico.

• Observar e investigar fenômenos da natureza.

• Buscar soluções individuais e comunitárias em relação ao consumo da água.

9. Metodologia - Etapas

Todos precisam zelar pelo planeta em que vivemos tendo plena consciência de que zelar por ele significa zelar por nós mesmos. A água é essencial para todos os seres vivos e para o equilíbrio do clima da terra, pois, além de permitir o surgimento da vida em nosso planeta, há 4,5 bilhões de anos, abriga diferentes organismos, desde os maiores mamíferos até os seres microscópicos.
No ser humano a água constitui mais da metade do seu peso. Sem água nós não existiríamos, bem como os animais e as plantas. Por tudo isso, costumamos dizer que “A água é fonte de vida!”.
A questão da água vem sido discutida em todos os níveis da sociedade tanto nacional, como internacional. A escola como disseminadora do conhecimento, não pode ficar fora dessas discussões, tendo um papel importante de disparadora de situações e reflexões, que propiciem a busca do conhecimento e uma possível conscientização social para as questões abordadas.
A ideia nessa sequência é a de propor alguns experimentos tendo a água como recurso instigante para levar nossas crianças, a fazer perguntas e elaborar hipóteses, com situações-problemas relacionadas ao cotidiano levando-os a prática da observação, da reflexão e do aprendizado, tendo em vista a preocupação em iniciar os conceitos científicos com as turmas da Educação Infantil.
De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação Municipal de Curitiba, “Ao pesquisar elementos da sociedade e ou fenômenos naturais, a criança desenvolve o espírito científico e desperta para a necessidade de preservação do meio ambiente. Nesse processo, o desafio que se propõe é o de transformar as curiosidades infantis e os questionamentos que trazem em conhecimentos a serem explorados e aprendidos, ampliando conhecimentos sobre o meio social e natural, nas diversas formas de explicar e representar o mundo.”

1ª ETAPA – VOCÊ GOSTA DE ÁGUA?

  •  Questionamento sobre o conhecimento prévio dos alunos;
A professora bebe um copo de água na frente dos alunos e em seguida faz as seguintes perguntas:

1) Quem aqui bebe água?

2) Quem gosta de beber água?

3) Quem prefere tomar suco ou refrigerante, ao invés de água?

4) De onde costumam tomar água quando estão em casa: filtro, torneira, da geladeira?

5) Que cor tem a água?

A maioria das respostas será anotada com as informações. A professora e a turma farão um texto coletivo com as primeiras informações para a sequência.



2ª ETAPA – ONDE ENCONTRAMOS ÁGUA NO PLANETA?

  •  Levar um mapa para a sala e questionar as crianças sobre a cor predominante do nosso Planeta e porque no mapa a cor predominante está representada por azul. Anotar as considerações feitas;
  • Ouvir a música Planeta Água do Guilherme Arantes.
  •  Listar os lugares, que aparecem na música, que encontramos água;
  •  Mostrar às crianças, imagens no power point de paisagens com água, utilizando o computador como recurso de imagens;
  •  Retomar a lista que havia sido feita e ver se precisa acrescentar mais algum lugar. O professor alertará a turma para o fato de que grande parte desta água é de procedência marítima, portanto não serve para ser consumida;
  •  Dividir a turma em grupos e pedir que produzam um painel de paisagens com água. A técnica utilizada será recorte e colagem;
  •  Exposição do painel no mural do CMEI.















3ª ETAPA – COMO A ÁGUA CHEGA AS NOSSAS CASAS?

  •  Pedir que desenhem como acham que a água chega em nossas casas. Cada um explicará suas ideias, com o apoio do desenho;
  •  Assistir ao vídeo do You Tube: A turma da Clarinha e o Ciclo da água. A Turma da Clarinha
  •  Constatar as hipóteses das crianças relacionando com os novos conhecimentos, por meio de um texto coletivo, utilizando o computador como recurso para textos.
  • Cada aluno desenhará o percurso que a água faz dos rios até nossas casas;
  • Ouvir a música da Turma da Água, de Milton Karam, utilizando o computador como recurso de áudio;



















4ª ETAPA – O CICLO DA ÁGUA

  •  Dramatização do ciclo da água; A professora convidará os alunos para lhe ajudar a fazer uma dramatização sobre o ciclo da água;
  •  Procurar ou simular poças de água pelo CMEI a fim de perceber a evaporação. (observar e fotografar o início e o final do experimento); Questionar as crianças sobre o experimento. Quais as mudanças ocorridas? Registro da atividade por meio de fotos. Estas fotos serão tiradas pelas próprias crianças e visualizadas no computador.




















5ª ETAPA – VIVA! BRINCADEIRAS COM ÁGUA

Brincadeiras com água, além de divertido, proporcionam situações de aprendizagem. As crianças entrarão em contato com diversos materiais para poderem brincar, explorar e fazer suas próprias descobertas. A priori irão levantar hipóteses e expor suas ideias, as quais posteriormente serão comprovadas ou refutadas.

  •  TRANSPORTAR ÁGUA
Primeiramente propor as crianças que transportem água de um local a outro sem que utilizem algum tipo de recipiente, só após poderão fazer uso de embalagens de diferentes materiais, tamanhos e formas.

Questionamentos:

Quem tem alguma ideia para transportar a água de um balde ao outro? Como podemos transportar a água sem material? Não dá? Então o que faremos? Qual objeto deve ser utilizado para transportar mais água e menos? Quais recipientes são mais eficazes? Qual o melhor pote a ser escolhido? Será melhor pegar o grande, ou o pequeno? Qual embalagem cabe dentro do balde? O que poderemos utilizar para encher uma garrafa pet, sem que para isso seja necessário colocá-la dentro do balde?

Filmar a atividade, observar as imagens e após discutir com as crianças o que aconteceu para comprovar ou não às hipóteses a priori levantadas.





  •  MISTURA COM ÁGUA
Primeiro as crianças irão brincar livremente na areia utilizando brinquedos, como baldes, pás, colheres, rastelinhos e peneiras para que possam dessa maneira explorar essa textura. Após será proposto que construam castelos, bonecos ou quaisquer outros elementos dando formas à areia.
Finalmente, será proposto para trabalharem em pequenos grupos e experimentarem fazer a mistura da areia com água e descobrirem qual a melhor textura para fazerem suas construções.

Questionamentos:

O que aconteceu com a água? Para onde foi à água? O que se transformou? A areia virou água ou a água virou areia? Qual a diferença? O que acontecerá se agitarmos essa mistura de areia e água e depois deixarmos em repouso?





  
6ª ETAPA - EXPERIMENTOS COM ÁGUA = EXPERIÊNCIA
  •   Vivenciar a transformação dos estados da água: 
          1ª AULA

 Líquido para gasoso: Ferver um pouco de água em uma chaleira e observar o que acontece quando a água está fervendo.

Questionamento: Para onde vai à água que estava na chaleira?

Aprendizado: O estado físico da água vai mudar com a temperatura. Se ela está líquida e a sua temperatura aumenta, ela evapora, vira gás, vapor.

Gasoso para líquido: Depois que a água da chaleira ferver, colocar um prato transparente no bico e observar.

Questionamento: O que acontece quando o vapor d'água atinge o prato?

Aprendizado: Esse vapor, ao esfriar, transforma-se novamente em água no estado líquido.









  2ª AULA

Liquido para sólido: Realizar experimento por meio de culinária, com a receita da gelatina. Fazer a leitura da receita na caixinha com o objetivo de apresentar diferentes portadores de texto. As crianças realizarão a culinária e a professora servirá de escriba para fazer o registro da receita.

Questionamentos: O que acontecerá se colocarmos essa mistura na geladeira? E dentro do nosso armário? E dentro do congelador? Podemos fabricar pedaços de gelo com essa mistura? Levar as misturas para esses lugares e posteriormente, verificar se as hipóteses serão ou não comprovadas.

Aprendizado: Dependendo da temperatura do ambiente a água altera seu estado.









  3ª AULA

Sólido para líquido: Levar as crianças até a cozinha do CMEI para mostrar o refrigerador e o congelador de uma geladeira explicando a diferença de temperatura.

Questionamento: O que acontecerá se colocarmos o gelo dentro do armário?

Aprendizado: Associar o degelo à temperatura.




7ª ETAPA – DESPERDÍCIO

Como fonte disseminadora de conhecimentos, nós enquanto educadores, não poderemos ignorar práticas abusivas relacionadas ao desperdício da água. Para tanto retomaremos os combinados do momento da escovação de dentes com as crianças e após os levaremos para observarem as funcionárias responsáveis pela limpeza do CMEI, utilizando a água no momento em que estão realizando a limpeza.

Questionamentos:

É necessário deixar a torneira aberta no momento da escovação dos dentes? O que limpa os dentes é a quantidade de água utilizada ou a maneira como escovamos os dentes? Como devemos lavar os tapetes, as calçadas, os brinquedos? É necessário deixar a torneira aberta esbanjando água? Qual seria a maneira correta para fazer a limpeza? É necessário fazer essa limpeza diariamente?














 

  
 8ª ETAPA - FEIRA DE EXPERIMENTOS

As crianças serão separadas por equipes e irão escolher um dos experimentos ou brincadeiras realizadas para apresentar em uma feira com data a ser definida. Para auxiliá-los no momento das apresentações, deverão realizar cartazes informativos sobre o que aprenderam.

10. Avaliação:

A avaliação será formativa, processual e permanente. Avaliaremos o processo das crianças, o percurso e seus avanços, durante a prática educativa. Avaliaremos o aluno por ele mesmo.

11. Bibliografia

MATTOS, N. S. O ciclo da água: plim. 7. ed. São Paulo: FTD, 1999. (Coleção Viva a Natureza.)

OLIVEIRA, T. C. O sobe e desce de cristal e fofura: o ciclo da água. São Paulo: FTD, 1995.

SOUTTER-PERROT, A. A água. São Paulo: Melhoramentos, 1985. (Primeiro Livro da Natureza.)

ZIRALDO. A água nossa de cada dia. São Paulo: Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê,

SANEPAR. A água nossa de cada dia.

SANEPAR. Água direito humano e bem público.

Ciências na Educação Infantil, uma abordagem integrada. Jean Harlan e Mari Rivkin, 7ªed. Porto Alegre:Artmed, 2002.

A água em pequenos passos. Michel François. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2005.

A intervenção da escola no curso do rio. SEMA – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Aprendendo Ciências. César Coll e Ana Teberosky, 1ªed. São Paulo: Editora Ática 2002.

Como a água se transforma em vapor e o vapor se transforma em água? Retirada do livro “Ciências na Educação Infantil, uma abordagem integrada de Jean D. Harlan e Mary S. Rivkin, pág.175”.

Retirado do http://wwwcmeinsfatima.blogspot.com.br/2010/09/sequencia-didatica-cade-agua.html

(http://www.youtube.com/watch? v=g26Wk4gpkws)

(http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/falta2.htm)

(http://www.chc.cienciahoje.uol.com.br).

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