Projeto
Conta que eu conto
O Projeto Conta que eu conto é de
autoria das professoras LEIDI LAURA BREGUEDO e LILIANA SOUZA SANTOS e está
neste site como modelo de projeto de leitura com o tema reconto de histórias.
1. INTRODUÇÃO
- A leitura é uma atividade permanente da
condição humana, uma habilidade a ser adquirida desde cedo e treinada em
várias formas. Lê-se para entender e reconhecer, para sonhar viajar na
imaginação, por prazer ou curiosidade; lê-se para questionar e resolver
problemas. O individuo que lê participa de forma efetiva na construção e
reconstrução da sociedade e de si mesmo, enquanto ser humano e sua
totalidade. Na sociedade moderna grande parte das atividades intelectuais
e profissionais gira em torno da língua escrita. Vê-se então que o projeto
Conta que eu Conto vem ao encontro com o domínio da habilidade de leitura
proficiente garantindo o exercício de cidadania, o acesso aos bens
culturais e a inclusão social.
- A leitura possui um caráter formativo e instrumental, isto é, ela
serve para aprimorarmos o nosso desempenho em inúmeras atividades que
realizamos em nossa vida social, acadêmica e profissional. Através da
leitura testamos os nossos valores e experiências com as dos outros.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do
ser humano, e que a escola possui um papel importante do habito da
leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do presente projeto: CONTA
QUE EU CONTO.
2. OBJETIVO DO PROJETO:
- Pretendemos, ao trabalhar com o reconto de histórias infantis, que
as crianças desenvolvam o prazer pela leitura, apreciando as histórias,
compreendendo seu enredo, identificando personagens, memorizando as
histórias e o vocabulário nelas envolvido e assumindo o desafio de
tornarem-se contadoras de histórias, gravando seus recontos. A
apresentação dos livros, a percepção de que os livros trazem histórias,
informações e conhecimentos, e que estimulam a imaginação completará o
incentivo à leitura.
3. Objetivos Específicos (as
crianças deverão ser capazes de):
- Memorizar as histórias trabalhadas;
- Recontar as histórias, do modo mais fiel possível ao texto fonte;
- Aprender e apreciar as rimas e músicas
pertinentes a cada história;
- Compreender o enredo da história, e a
seqüência começo-meio-fim;
- Dramatizar as histórias;
- Expressar-se com segurança e autoconfiança ao
contar uma história;
- Identificar personagens e suas
características.
- Consolidar o cuidado e o carinho para com os
livros;
- Escrever historias a partir de imagens sem
escrita (apresentação do Livro: Folha)
- Criar Slides (slide show) com as historia
escrita na ferramenta de edição de textos.
- Postar histórias no blog da turma.
4. METODOLOGIA:
- Contar os enredos das histórias infantis em
livros;
- Passar as mesmas histórias em vídeos;
- Fazer rimas que fazem parte da história;
- Cantar músicas pertinentes à história;
- Fazer perguntas sobre os personagens,
identificação e caracterização.
- Levar os alunos para sala de tecnologia para
acessar sítios com jogos temáticos.
- Trabalhar com o livro FOLHA de Stepen Michael
King. Através deste livro os alunos contarão a história de acordo com que
o vêem, utilizando o aplicativo editor de textos ( Word/writer). (livro
scaneado e transmitido através do DataShow).
- Após escreverem suas histórias, buscar imagens
relacionadas com suas histórias e fazer slides no slideshow (
www.slide.com.br ).
- Postar imagens no blog criado para o projeto.
5. PROCEDIMENTOS:
- Leituras das histórias pelas crianças;
- Brincadeiras e dramatizações das histórias;
- Reconto das histórias;
- Gravação das falas das crianças CD.
- Atitudes:
- Prazer em manusear livros;
- Cuidado e zelo pelos livros;
- Interesse por ouvir histórias;
- Respeito ao colega que fala, sabendo aguardar
sua vez;
- Confiança para expressar-se verbalmente,
contando uma história;
- Reconhecimento das características boas ou más
das personagens;
6. O QUE O PROFESSOR PRECISA
SABER/FAZER:
- Pesquisar diversas versões das histórias
escolhidas, escolhendo as mais adequadas, com vocabulário rico e figuras
de qualidade;
- Conhecer bem as histórias e o vocabulário
envolvido;
- Pensar estratégias de aprendizagem para
trabalhar com as histórias;
- Encontrar outros recursos para ilustrar a
apresentação das histórias (vídeos, músicas, rimas, imagens, etc)
- Preparar figuras para montar puppets com as
crianças;
- Criar conta no slide show.
- Criar Conta no blog.
7. AVALIAÇÃO:
- Observar e anotar a participação individual
das crianças nas atividades realizadas.
- Anotar as questões que surgem e as respostas
encontradas pelos alunos.
- Perceber se as crianças compreendem e utilizam
o vocabulário específico do projeto.
8. BIBLIOGRAFIA:
- BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto.
Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a
educação infantil. Brasília, MEC/SEF, 1998.
- FERRAZ, Beatriz. Construindo competências para
o planejamento de Projetos Didáticos e Seqüências de Atividades na
Educação Infantil. São Paulo, 2002 (mimeo).
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