Páginas

domingo, 10 de abril de 2016

Textos curtos com interpretação textual para montar simulados



                             




                                   UM ALARME BOM PRA CACHORRO
      Uma cachorra vira-lata evitou a fuga de 118 presos de uma delegacia de São Paulo. A cachorra, que atende pelo nome de Xuxa, é o bicho de estimação dos policiais da delegacia. Quando viu um preso tentando escapar por um buraco, Xuxa começou a latir e a morder os braços do preso fujão. O barulho da cadela chamou a atenção dos policiais, que foram ver o que estava acontecendo. Resultado: Xuxa evitou a fuga dos presos e se tornou heroína da delegacia.
Revista Zá, julho de 2002.

1.    O último fato que aparece no texto é:
(A) Xuxa viu um preso tentando escapar.
(B) Xuxa latiu e mordeu os braços do preso fujão.
(C) A cadela Xuxa evitou a fuga e se tornou heroína.
(D) O barulho da cadela Xuxa chamou a atenção dos policiais.

2.    Xuxa é:
(A) uma cadela e policial.
(B) uma cadela e heroína.
(C) uma cachorra vira-lata e a presa fujona.
(D) uma artista famosa que pegou o preso fujão.

Leia o texto a seguir para responder as questões de 3 a 5.

Suco de Abacaxi e Maçã
INGREDIENTES
1 maçã pequena descascada, sem sementes e picada.
2 colheres de sopa de abacaxi picado
1 copo de iogurte natural gelado
2 colheres de chá de açúcar ou mel
MODO DE FAZER
Bater todos os ingredientes no liquidificador e servir em seguida.

Fonte: NETDS. Disponível em: www.netds.com.br/kids/receitas.Acesso em: 2009.

3.    O texto Suco de Abacaxi e Maçã serve para
(A) cortar frutas.
(B) fazer uma lista de compras.
(C) ensinar a preparar um suco.
(D) informar sobre sucos saudáveis.

4.    A partir das informações do texto, é possível dizer que
(A) o iogurte natural é quente.
(B) o suco precisa ser levado ao fogo.
(C) o abacaxi deve ser usado com casca.
(D) a maçã deve ser picada e sem sementes.

5.    O texto Suco de Abacaxi e Maçã  é
(A) uma lista.
(B) uma bula.
(C) uma receita.
(D) uma cantiga.

Leia o texto a seguir para responder as questões de 6 a 8.

Que delícia!

Comida gostosa,
Ai que coisa louca,
Que só de pensar
Me dá água na boca!

Batata assada,
Com manteiga e sal
Derrete na boca –
Prazer sem igual!

Domingo cai bem
A macarronada,
No sábado – hum!
Lá vai feijoada.

Fonte: BELINKY, Tatiana. Um caldeirão de poemas. São Paulo: Companhia das Letrinhas,2007 (adaptação).

6.    Neste poema a palavra sal rima com
(A) igual.
(B) manteiga.
(C) virtual.
(D) macarronada.

7.    Em “Prazer sem igual!”, o ponto de exclamação reforça a ideia de
(A) alerta.
(B) desejo.
(C) tristeza.
(D) espanto.

8.    A expressão “comida gostosa” quer dizer
(A) comida ruim.
(B) comida pesada.
(C) comida nutritiva.
(D) comida saborosa.

Leia o texto a seguir para responder as questões 9 e 10.

Continho

            Era uma vez um menino triste, magro e barrigudinho, do sertão de Pernambuco. Na soalheira danada de meio-dia, ele estava sentado na poeira do caminho imaginando bobagem, quando passou um gordo vigário a cavalo:
            — Você aí, menino, para onde vai essa estrada?
            — Ela não vai, não; nós é que vamos nela.
            — Engraçadinho duma figa! Como você se chama?
            — Eu não me chamo, não; os outros é que me chamam de Zé.

Fonte: CAMPOS, Paulo Mendes. Para gostar de Ler: crônicas. São Paulo. Àtica (2000).

9.    A frase a seguir que apresenta a fala de Zé é
(A) — Você aí, menino.
(B) — Ela não vai, não.
(C) Como você se chama?
(D) Para onde vai essa estrada?

10. O menino do Continho era
(A) da capital pernambucana.
(B) do sertão pernambucano.
(C) do litoral pernambucano.
(D) da ilha pernambucana.

E. Lopes - Professores Solidários

Nenhum comentário:

Postar um comentário