O menino azul
O menino quer um burrinho
para passear.
Um burrinho manso,
que não corra nem pule,
mas que saiba conversar.
O menino quer um burrinho
que saiba dizer
o nome dos rios,
das montanhas, das flores,
— de tudo o que aparecer.
O menino quer um burrinho
que saiba inventar histórias bonitas
com pessoas e bichos
e com barquinhos no mar.
E os dois sairão pelo mundo
que é como um jardim
apenas mais largo
e talvez mais comprido
e que não tenha fim.
(Quem souber de um burrinho desses,
pode escrever
para a Ruas das Casas,
Número das Portas,
ao Menino Azul que não sabe ler.)
Cecília Meireles
1. Quantos versos e estrofes há no poema “O Menino Azul”?
__________________________________
2. No poema, Cecília Meireles mostra o desejo de uma criança em ter um:
a) animal de estimação.
b) colega para brincar.
c) dia para passear.
d) livro para ler histórias.
3. O menino do poema quer um burrinho que:
a) corra bastante.
b) saiba ler.
c) invente histórias.
d) seja valente.
4. O principal sentimento revelado pelo poema “O Menino Azul” é:
a) a solidão.
b) a alegria.
c) o desalento.
d) a amizade.
5. Quais são as descobertas que o menino deseja fazer com o burrinho?
___________________________________
6.
O menino deseja um burrinho não apenas para montar, mas para conversar,
para contar histórias e para sair pelo mundo. Logo, algo bem diferente
da realidade. Atualmente, para que as pessoas utilizam o burro?
____________________________________
7. No poema, o menino compara o mundo com o quê?
____________________________________
8. No verso: “mas que saiba conversar.”, a palavra destacada introduz ideia de:
a) dúvida.
b) adição.
c) explicação.
d) oposição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário