domingo, 23 de junho de 2013

O gato e a raposa - fábula

                                                                                    o gato e a raposa

O gato e a raposa andavam sempre juntos pelo mundo. Eram muito amigos, apesar de a raposa estar sempre desvalorizando o colega.
_Amigo gato, por que não aprende mais truques para fugir dos cachorros que nos perseguem? Sempre ouvi dizer que você é tão inteligente. Será verdade?
 _Sei subir rapidamente em árvores. É o que me basta. Os cachorros não vão me pegar.
 _Você só sabe isso? Eu sei 99 truques diferentes! Conheço mil manhas, cada uma melhor que a outra. Finjo-me de morta, me escondo nas folhas secas, nas moitas, corro em zigue-zague, disfarço minhas pegadas... Enquanto a raposa falava distraidamente das suas habilidades se aproximavam dali dois cachorros. O gato muito esperto subiu rapidamente na árvore. Quando a raposa percebeu a presença dos cachorros, teve que sair em disparada para fugir deles.
_Pobre comadre raposa. É sempre preferível saber bem uma só coisa, a saber, mal noventa e nove coisas diversas.

A-    A moral dessa fábula é:
 (    ) É mais importante fazer a coisa certa no momento certo.


 (     ) Saber fazer muitas coisas ao mesmo tempo.



0 comentários:

Postar um comentário