quinta-feira, 8 de outubro de 2015

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO- TEXTO INFORMATIVO

LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER AS QUESTÕES DE 1 A 7.

OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO
            A ALGUNS MILHARES DE ANOS ATRÁS AS COISAS ERAM MUITO DIFERENTES, NÃO EXISTIAM CIDADES, CARROS, A ESCRITA, ETC. AS PESSOAS VIVIAM EM CAVERNAS E COMIAM O QUE COLHIAM OU CAÇAVAM.
            FOI A PARTIR DA NECESSIDADE DE REGISTRAR OS PENSAMENTOS E PASSAR CONHECIMENTOS, CRIOU-SE AS PINTURAS RUPESTRES (OS DESENHOS NAS CAVERNAS), SENDO USADA COMO UM MEIO DE COMUNICAÇÃO.
            MESMO HOJE EM DIA ALGUMAS TRIBOS INDÍGENAS, NÃO UTILIZAM A ESCRITA COMO MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELES PASSAM SEU CONHECIMENTO POR MEIO DE LENDAS.
            FORAM CRIADAS INÚMERAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO ESCRITA COMO: CARTA, BILHETE, FAX, TELEGRAFO, LIVRO, JORNAL, E-MAIL, BLOGS, MENSAGEM DE TEXTO, ETC.
            NO SÉCULO IX POUCAS PESSOAS SABIAM LER E ESCREVER, ISSO ERA PRIVILÉGIO PARA POUCOS. OS LIVROS, POR EXEMPLO, ERAM ESCRITOS, ILUSTRADOS E COPIADOS POR MONGES, COMO TUDO ERA FEITO A MÃO  DEMORAVA MUITO TEMPO PARA FICAR PRONTO.
            COM A COMUNICAÇÃO ESCRITA O HOMEM PASSOU A UTILIZAR CARTAS PARA SE COMUNICAR COM PESSOAS QUE MORAVAM EM OUTROS LUGARES DISTANTES. PARA ESCREVER UMA CARTA DEVEMOS NOS ATENTAR A ESTRUTURA QUE ELA POSSUI: CABEÇALHO, SAUDAÇÃO, MENSAGEM, DESPEDIDA E ASSINATURA. PRECISAMOS DE UM ENVELOPE SELADO PARA MANDAR A CARTA, NA PARTE FRONTAL DEVEMOS ESCREVER AS INFORMAÇÕES DO DESTINATÁRIO E NO VERSO AS INFORMAÇÕES DO REMETENTE.
            PODEMOS NOS COMUNICAR COM PESSOAS MUITO PRÓXIMAS UTILIZANDO BILHETE, ELE É UMA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE TRANSMITE UMA MENSAGEM MAIS CURTA E DIRETA.

RESPONDA EM SEU CADERNO
1)    QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
2)    QUANTOS PARÁGRAFOS POSSUI O TEXTO?
3)    QUANTAS FRASES POSSUI O TEXTO?
4          4)    O QUE LEVOU OS HOMENS A CRIAR À ESCRITA? (
5          5)    ATUALMENTE TODOS USAM A COMUNICAÇÃO ESCRITA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.
6          6 )    CITE DOIS MEIO DE COMUNICAÇÃO ESCRITA:
7          7  )    QUEM PRODUZIA OS LIVROS NO SÉCULO IX?


0 comentários:

Postar um comentário