1ª mostra de conteúdos – 2/3º Anos- Agosto/2013
NARRADOR 1: Bom dia, SEJAM BEM VINDOS !! Hoje estamos aqui reunidos
para apresentar um pouco dos conteúdos trabalhados no primeiro semestre de 2013
NARRADOR 2: É claro que não
seria possível, em tão pouco tempo mostrar tudo o que aprendemos, sendo assim
procuraremos transmitir um pouquinho das nossas
aprendizagens.
NARRADOR 1: Vamos começar com
a disciplina de matemática:
NARRADOR 2: Nessa
disciplina aprendemos: situações problemas, as operações, tabuada, jogos
matemáticos, Sistema de numeração
decimal, geometria e várias outras coisas.
NARRADOR 1: Para
representar os conteúdos de matemática , vamos apresentar um problema de lógica
,
NARRADOR 2: Esse é um problema que tem por objetivos estimular o
raciocínio, mas quem irá resolvê-lo , não somos nós e sim vocês senhores pais .
Quem quer participar? Basta ir seguindo as pistas e ir encaixando-as no quadro.
Então
vamos lá, preste atenção ... Os demais
pais também podem ajudar, tudo bem?
Thalita - ANA,
RODOLFO, PATRICIA E JULIANO SÃO IRMÃOS E TÊM 4, 8, 11 E 13 ANOS. CADA IRMÃO CRIA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO:
CACHORRO, PEIXE, PAPAGAIO E TARTARUGA. OBSERVE OS NOMES QUE ELES ESCOLHERAM
PARA OS ANIMAIS: PITUCA, FELIZ, BIRUTA E FOFO.
Cauan - DESCUBRA
A IDADE, O NOME E O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DE CADA CRIANÇA E COMPLETE A TABELA DE
ACORDO COM AS PISTAS.
1- PATRÍCIA É A IRMÃ MAIS VELHA. ELA É A
DONA DO CACHORRO.
2- RODOLFO É O MAIS NOVO DOS IRMÃOS E TEM
UM PEIXE QUE NÃO SE CHAMA FOFO
3- JULIANO É MAIS VELHO QUE RODOLFO E MAIS
NOVO QUE PATRÍCIA.
4- JULIANO É O DONO DO BIRUTA. BIRUTA NÃO É
A TARTARUGA
5- ANA É 4 ANOS MAIS VELHA QUE RODOLFO. SEU
ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CHAMA-SE FELIZ.
fonte do problema: Fonte original: REAME, Eliane. Coleção Matemática Criativa, 4a série, Editora Saraiva: São Paulo, 1a edição 1998, p. 75.
Narrador 1 e 2: ___________________ Muito obrigada, por colaborar
Vamos continuar...
Narrador 2: Também aprendemos
a calcular e representar os números utilizando o material dourado, ele é
composto pelas seguintes peças:
A barrinha que
representa uma dezena ou 10 unidades
Nós aprendemos também a
utilizar o ábaco para representar os números e entender o valor de cada um, de acordo
com a posição que ocupam e aprendemos também a fazer contas com eles, como
vocês verão a seguir:
NARRADOR 1
Agora
os alunos: Cauan_e Thalitha, kaike e Ana Julia iremos demonstrar
como resolvem as adições : 297 + 173, mostrando que
cada um deles tem a sua própria maneira de resolver as operações.
Ana Julia: No início do ano
eu só sabia resolver pelo material dourado que é assim:
Cauan: Eu sei resolver pela decomposição, pelas flechas
Thalita : Eu sei resolver pela decomposição na base 10, que é
assim:
Ana Julia:
Kaike: Nós também aprendemos a fazer a adição , utilizando o
ábaco, que é assim:
Narrador 2: Ainda em matemática, nos conteúdos de
geometria aprendemos sobre o Tangram,
que é um quebra cabeça chinês , composto por 7 peças: (1quadrado, 1paralelogramo, 2
triângulos grandes, 2 triângulos pequenos
e 1 triângulo médio) e com eles conseguimos formar inúmeras figuras,
veja algumas delas:
Narrador 1: Ufaaaaaaaaa... quanta coisa... só em
matemática, e ainda tem muito mais, só que o tempo é curto, sendo assim , não
será possível mostrar tudo o que já aprendemos e ainda estamos aprendendo...
Ciências naturais
Narrador
2: Então vamos prosseguir com os conteúdos de Ciências naturais
Durante todo o primeiro semestre
aprendemos em ciências sobre a água, suas características e importância.
Maria Vitória: Eu aprendi que a água potável, própria
para beber é insípida, isto é, não tem gosto, nem sabor.
Paula : Eu
sei que a água é inodora, isso quer dizer que não tem cheiro.
Brenda: A água que nós bebemos é incolor, pois
quando ela é pura, limpa, ela não tem cor
Emanoele: Mas
, não se enganem, nem toda água que parece ser limpa é própria para beber, só
podemos beber água filtrada ou fervida, porque ela pode estar contaminada e
causar várias doenças.
Joyce: Nós precisamos beber aproximadamente, 2 litros de água
por dia, para repor a água que perdemos diariamente.
Kaike: Isso mesmo, nós perdemos água através
da transpiração, xixi, cocô, lágrimas,
suor, saliva.
Thalita: O
nosso corpo é composto de 71% de água,
Cauan: ela está presente no sangue, músculos, dentes, cérebro,
pulmão, , coração, ossos enfim, por toda parte do nosso corpo
Narrador 2- Ana Julia: Todos
nós sabemos que sem água , não há
vida ... e que precisamos cuidar para ela não faltar. Sendo assim, nós iremos dar algumas dicas de
como economizar a água e ajudar a preservar a vida no Planeta.
Dicas:
1- Maria Vitória: o
banho deve durar no máximo 5 minutos, nada de ficar cantando embaixo do chuveiro.
2- Paula: Desligue
o chuveiro ao se ensaboar, só ligue novamente, quando for se enxaguar
3- Brenda: Ao ensaboar a louça, feche a torneira
4- Emanoele: Feche a torneira ao escovar os dentes
5- Joyce: ao esfregar as roupas, não deixe a torneira aberta
6- Kaike: Verifique se as torneiras e descargas
dos banheiros, se não estão pingando ou com vazamento.
7- Thalita: use o regador para molhar as plantas e flores,
8- Cauan: Reaproveite
a água da máquina ou tanquinho para lavar o quintal
9- Ana Julia: Nada
de usar mangueira para lavar o carro, utilize um balde de água com um paninho
Todos: Água
...sabendo usar, ela nunca vai faltar!!!
PORTUGUÊS
Narrador 1- Nessa
disciplina trabalhamos diversos gêneros textuais: Textos informativos, você
sabia, cartas, anúncios, classificados, bilhetes, músicas, piadas , quadrinhas,
, parlendas, contos, músicas, etc...
Narrador 2: Agora
vamos apresentar alguns desses textos pra vocês.
Ø
Texto informativo_ Você sabia sobre a Anta ( todos)
Ø
Parlenda
Cadê –
Ø Quadrinhas
: Ana Julia e Paula
Ø Conto
: Os três cabritinhos
Ø Música Pombinha Branca: e balãozinho-
Ø Poesia-
O galo aluado ( todos)
Ø Poesia:
Sem Barra –
Ø
Poesia Relâmpago -
Ø
Poesia : A porta_
Ø
Fábula o leão e o ratinho
Narrador 1: Nossa , quanta coisa já aprendemos em
português ....
Vamos
apresentar agora Ciências Sociais
CIENCIAS
SOCIAIS
Narrador 2: Aprendemos
sobre nossa identidade, os diferentes tipos de famílias, que cada um tem seu
jeito : seja pela cor, raça, religião, modo de se vestir e pelo próprio jeito
de ser... mas que devemos respeitar uns aos outros e sermos respeitados, apesar
das diferenças....
POESIA
– JEITOS DIFERENTES
Narrador 1: E aprendemos principalmente que as crianças
tem direitos!!! Vamos FINALIZAR ouvindo a poesia
Direitos das crianças
0 comentários:
Postar um comentário