terça-feira, 13 de agosto de 2013

Roteiro de mostra de conteúdos

1ª mostra de conteúdos – 2/3º Anos- Agosto/2013


NARRADOR 1: Bom dia, SEJAM BEM VINDOS !! Hoje estamos aqui reunidos para apresentar um pouco dos conteúdos trabalhados no primeiro semestre de 2013

NARRADOR 2: É claro que não seria possível, em tão pouco tempo mostrar tudo o que aprendemos, sendo assim procuraremos transmitir um pouquinho das nossas  aprendizagens.

NARRADOR 1: Vamos começar com a disciplina de matemática:

NARRADOR 2:      Nessa disciplina aprendemos: situações problemas, as operações, tabuada, jogos matemáticos,  Sistema de numeração decimal, geometria e várias outras coisas.

NARRADOR 1: Para representar os conteúdos de matemática , vamos apresentar um problema de lógica ,

NARRADOR 2: Esse é um problema que tem por objetivos estimular o raciocínio, mas quem irá resolvê-lo , não somos nós e sim vocês senhores pais . Quem quer participar? Basta ir seguindo as pistas e ir encaixando-as no quadro.
Então vamos lá, preste atenção ...  Os demais pais também podem ajudar, tudo bem?


Thalita - ANA, RODOLFO, PATRICIA E JULIANO SÃO IRMÃOS E TÊM 4, 8, 11 E 13 ANOS. CADA IRMÃO CRIA UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO: CACHORRO, PEIXE, PAPAGAIO E TARTARUGA. OBSERVE OS NOMES QUE ELES ESCOLHERAM PARA OS ANIMAIS: PITUCA, FELIZ, BIRUTA E FOFO.
Cauan - DESCUBRA A IDADE, O NOME E O ANIMAL DE ESTIMAÇÃO DE CADA CRIANÇA E COMPLETE A TABELA DE ACORDO COM AS PISTAS.

1- PATRÍCIA É A IRMÃ MAIS VELHA. ELA É A DONA DO CACHORRO.
2- RODOLFO É O MAIS NOVO DOS IRMÃOS E TEM UM PEIXE QUE NÃO SE CHAMA FOFO
3- JULIANO É MAIS VELHO QUE RODOLFO E MAIS NOVO QUE PATRÍCIA.
4- JULIANO É O DONO DO BIRUTA. BIRUTA NÃO É A TARTARUGA
5- ANA É 4 ANOS MAIS VELHA QUE RODOLFO. SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO CHAMA-SE FELIZ. 
  fonte do problema:  Fonte original: REAME, Eliane. Coleção Matemática Criativa, 4a série, Editora Saraiva: São Paulo, 1a edição 1998, p. 75.
 
Narrador 1 e 2: ___________________ Muito obrigada, por colaborar
Vamos continuar...

Narrador 2: Também aprendemos a calcular e representar os números utilizando o material dourado, ele é composto pelas seguintes peças:
            O Cubinho que representa as unidades, cada um deles vale 1




A barrinha que representa uma dezena ou 10 unidades
A placa que vale 100 unidades, ou dez dezenas

 Nós aprendemos também a utilizar o ábaco para representar os números e entender o valor de cada um, de acordo com a posição que ocupam e aprendemos também a fazer contas com eles, como vocês verão a seguir:

NARRADOR 1         Agora os alunos:  Cauan_e  Thalitha, kaike e Ana Julia  iremos demonstrar como resolvem  as  adições : 297 + 173, mostrando que cada um deles tem a sua própria maneira de resolver as operações.

Ana Julia: No início do ano eu só sabia resolver pelo material dourado que é assim:

Cauan: Eu sei resolver pela decomposição, pelas flechas

Thalita : Eu sei resolver pela decomposição na base 10, que é assim:
Ana Julia:

Kaike: Nós também aprendemos a fazer a adição , utilizando o ábaco, que é assim:

Narrador 2: Ainda em matemática, nos conteúdos de geometria aprendemos sobre o Tangram,  que é um quebra cabeça chinês , composto por  7 peças: (1quadrado, 1paralelogramo, 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos  e 1 triângulo médio) e com eles conseguimos formar inúmeras figuras, veja algumas delas:

Narrador  1: Ufaaaaaaaaa... quanta coisa... só em matemática, e ainda tem muito mais, só que o tempo é curto, sendo assim , não será possível mostrar tudo o que já aprendemos e ainda estamos aprendendo...
Ciências naturais
Narrador 2: Então vamos prosseguir com os conteúdos de  Ciências naturais
 Durante todo o primeiro semestre aprendemos em ciências sobre a água, suas características e importância.
Maria Vitória:  Eu aprendi que a água potável, própria para beber é insípida, isto é, não tem gosto, nem sabor.
Paula : Eu sei que a água é inodora, isso quer dizer que não tem cheiro.
Brenda: A água que nós bebemos é incolor, pois quando ela é pura, limpa, ela não tem cor
Emanoele:  Mas , não se enganem, nem toda água que parece ser limpa é própria para beber, só podemos beber água filtrada ou fervida, porque ela pode estar contaminada e causar várias doenças.
Joyce: Nós precisamos beber aproximadamente, 2 litros de água por dia, para repor a água que perdemos diariamente.
Kaike: Isso mesmo, nós perdemos água através da transpiração,  xixi, cocô, lágrimas, suor, saliva.
Thalita: O nosso corpo é composto de 71% de água,
Cauan: ela está presente no sangue, músculos, dentes, cérebro, pulmão, , coração, ossos enfim, por toda parte do nosso corpo
Narrador 2- Ana Julia:  Todos nós sabemos que sem água , não há vida ... e que precisamos cuidar para ela não faltar.  Sendo assim, nós iremos dar algumas dicas de como economizar a água e ajudar a preservar a vida no Planeta.
Dicas:
1-    Maria Vitória: o banho deve durar no máximo 5 minutos, nada de ficar cantando embaixo do chuveiro.
2-    Paula: Desligue o chuveiro ao se ensaboar, só ligue novamente, quando for se enxaguar
3-    Brenda: Ao ensaboar a louça, feche a torneira
4-    Emanoele: Feche a torneira ao escovar os dentes
5-    Joyce: ao esfregar as roupas, não deixe a torneira aberta
6-    Kaike: Verifique se as torneiras e descargas dos banheiros, se não estão pingando ou com vazamento.
7-    Thalita: use o regador para molhar as plantas e flores,
8-    Cauan: Reaproveite a água da máquina ou tanquinho para lavar o quintal
9-    Ana Julia: Nada de usar mangueira para lavar o carro, utilize um balde de água com um paninho
Todos:  Água ...sabendo usar, ela nunca vai faltar!!!
PORTUGUÊS

     Narrador 1- Nessa disciplina trabalhamos diversos gêneros textuais: Textos informativos, você sabia, cartas, anúncios, classificados, bilhetes, músicas, piadas , quadrinhas, , parlendas, contos, músicas, etc...
     Narrador 2: Agora vamos apresentar alguns desses textos pra vocês.

Ø  Texto informativo_ Você sabia sobre a  Anta ( todos)
Ø  Parlenda  Cadê – 
Ø  Quadrinhas : Ana Julia  e Paula
Ø  Conto : Os três cabritinhos
Ø  Música  Pombinha Branca: e balãozinho-
Ø  Poesia- O galo aluado ( todos)
Ø  Poesia: Sem Barra – 
Ø  Poesia Relâmpago -  
Ø  Poesia : A porta_ 
Ø  Fábula o leão e o ratinho

Narrador 1: Nossa , quanta coisa já aprendemos em português ....
Vamos apresentar agora Ciências Sociais
CIENCIAS SOCIAIS

Narrador 2: Aprendemos sobre nossa identidade, os diferentes tipos de famílias, que cada um tem seu jeito : seja pela cor, raça, religião, modo de se vestir e pelo próprio jeito de ser... mas que devemos respeitar uns aos outros e sermos respeitados, apesar das diferenças....
POESIA – JEITOS DIFERENTES
Narrador 1: E aprendemos principalmente que as crianças tem direitos!!! Vamos FINALIZAR ouvindo  a poesia

Direitos das crianças

0 comentários:

Postar um comentário