Simulado: Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro - MORIN, Edgar (2000)
Assinale a alternativa que, de acordo com esse autor, preenche corretamente a lacuna do texto.
(A) de resistência à vida prosaica
(B) qualitativa
(C) de emancipação
(D) ecológica
(E) de resistência à primazia do consumo padronizado
02. (VUNESP/2013) Ao discutir a questão da consciência terrena, Morin faz menção à consciência espiritual da condição humana, que decorre do(a)
(A) exercício complexo do pensamento e que nos permite, ao mesmo tempo, criticar-nos mutuamente, autocriticar-nos e compreender-nos mutuamente.
(B) reconhecimento da unidade na diversidade, segundo o qual, ainda que as pessoas sejam fisicamente diferentes, em essência, são iguais.
(C) união consubstancial com a biosfera, a fim de que seja possível habitar, com todos os seres mortais, a mesma esfera viva (biosfera).
(D) aceitação de uma realidade que transcende a natureza física das coisas, realidade metafísica que, para alguns, diz respeito a um ser ou princípio divino.
(E) responsabilidade e da solidariedade para com os filhos da Terra, ou seja, plantas, animais e quaisquer outras formas de vida terrena.
03. (VUNESP/2013) Ao tecer algumas considerações acerca das cegueiras do conhecimento, Morin afirma que a
(A) racionalidade é uma qualidade da qual a civilização ocidental tem o monopólio.
(B) racionalização, além de ser aberta, é a melhor proteção contra o erro e a ilusão.
(C) verdadeira racionalidade deve restringir-se ao caráter lógico da organização teórica.
(D) racionalização e a racionalidade são, na verdade, o mesmo fenômeno ou processo.
(E) racionalidade é o fruto do debate argumentado das ideias, e não a propriedade de um sistema de ideias.
04. (VUNESP/2013) A contracorrentes de resistência à vida prosaica puramente utilitária é uma das contracorrentes regeneradoras deixadas como herança pelo ocaso do século XX.
Segundo Morin, essa contracorrente
(A) caracteriza-se pelo acúmulo desenfreado de bens materiais, sob a ilusão de que a felicidade está na posse.
(B) possibilita ao homem apegar-se à qualidade em todos os campos, a começar pela qualidade de vida.
(C) opõe-se ao “reino do lucro”, conduzindo a humanidade à valorização das relações humanas e solidárias.
(D) é marcada pela preocupação ecológica, sobretudo diante do aumento das degradações e catástrofes naturais.
(E) manifesta-se pela busca da vida poética, dedicada ao amor, à admiração, à paixão, à festa.
05. (VUNESP/2013) Morin afirma que é “preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos em uma época de mudanças, em que os valores são ambivalentes, em que tudo é ligado”. O autor afirma que “a educação do futuro deve voltar-se para as incertezas ligadas ao conhecimento”. Ao discutir essa questão, ele faz menção a um princípio de incerteza cérebro-mental, que
(A) decorre do processo de tradução/reconstrução próprio a todo conhecimento.
(B) advém da falta de autocrítica no processo de racionalidade.
(C) emana da impossibilidade humana de se atingir uma consciência integral.
(D) diz respeito a deficiências neurológicas que prejudicam a cognição.
(E) procede de lacunas no desenvolvimento da competência lógico-matemática.
06. (VUNESP/2013) De acordo com Morin, o “ocaso do século XX deixou como herança contracorrentes regeneradoras”. Dentre elas, a contracorrente _________________, que, em relação à invasão
do quantitativo e da uniformização generalizada, se apega à qualidade em todos os campos, a começar pela qualidade de vida.
Assinale a alternativa que, de acordo com esse autor, preenche corretamente a lacuna do texto.
(A) consumista
(B) de emancipação
(C) ecológica
(D) de resistência à vida prosaica
(E) qualitativa
07. (VUNESP/2013) Ao tecer algumas considerações acerca da relação entre indivíduo e sociedade, Morin afirma que o(a)
(A) democracia não pode existir onde há diversidade e antagonismos, já que tem por finalidade o bem comum.
(B) totalitarismo comporta a autolimitação do poder do Estado pela separação dos poderes e a garantia dos
direitos individuais.
(C) democracia é um regime político em que não há controle da máquina do poder pelos controlados, os cidadãos.
(D) totalitarismo possibilita que os indivíduos e a sociedade ajudem-se, desenvolvam-se e regulem-se mutuamente.
(E) democracia é mais do que um regime político, é a regeneração contínua de uma cadeia complexa e retroativa.
08. (VUNESP/2014) Edgar Morin, um dos grandes sociólogos do século XX, mostra em seus trabalhos uma forma transgressora de perceber a realidade. Ele apresenta um novo paradigma epistemológico, caracterizado pela complexidade. Em sua obra Os sete saberes necessários à educação do futuro, Morin afirma que a “ética da compreensão”
(A) pede que se compreenda a incompreensão. Compreender o fanático que é incapaz de nos compreender é compreender as raízes, as formas e as manifestações do fanatismo humano. É compreender por que e como se odeia ou se despreza.
(B) é a arte de viver que nos demanda compreender de modo desinteressado, e isso exige grande esforço,
paciência e disponibilidade para esperar, porque é preciso aguardar que, assim como nós, o outro compreenda as raízes do problema.
(C) propõe que se aceite o outro incondicionalmente, sem que sejam necessárias argumentações, que se perdoe em vez de excomungar e anatematizar. Não se pode encerrar na noção de traidor aquele que deve ser visto a partir do amor.
(D) desculpa, não acusa, pede que se evite a condenação irremediável, afinal nós mesmos já tivemos momentos de fraqueza e já cometemos muitos erros. Se compreendermos em vez de condenar, estaremos no caminho da humanização das relações humanas.
(E) envolve um processo psicológico que pode indicar a capacidade de aceitação do comportamento do outro. É uma das habilidades do domínio cognitivo que solicita a interpretação do contexto em que o referido comportamento ocorreu.
GABARITO
01 - E
02 - A
03 - E
04 - E
05 - A
06 - E
07 - E
08 - A
07 - E
08 - A
fonte: http://simboraestudar.blogspot.com.br/2013/09/simulado-livro-os-sete-saberes.html
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