domingo, 6 de dezembro de 2015

Simulado: Os Sete Saberes para a Educação do Futuro ( 8 questões de concursos)

Simulado: Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro - MORIN, Edgar (2000)


01. (VUNESP/2013) Segundo Morin, o “ocaso do século XX deixou como herança contracorrentes regeneradoras”. Dentre elas, a contracorrente  _______________, que se manifesta de duas maneiras opostas: uma, pela busca da intensidade vivida; outra, pela busca da frugalidade e da temperança.
Assinale a alternativa que, de acordo com esse autor, preenche corretamente a lacuna do texto.

(A) de resistência à vida prosaica

(B) qualitativa

(C) de emancipação

(D) ecológica

(E) de resistência à primazia do consumo padronizado

02. (VUNESP/2013) Ao discutir a questão da consciência terrena, Morin faz menção à consciência espiritual da condição humana, que decorre do(a)

(A) exercício complexo do pensamento e que nos permite, ao mesmo tempo, criticar-­nos mutuamente, autocriticar-­nos e compreender-­nos mutuamente.

(B) reconhecimento da unidade na diversidade, segundo o qual, ainda que as pessoas sejam fisicamente diferentes, em essência, são iguais.

(C) união consubstancial com a biosfera, a fim de que seja possível habitar, com todos os seres mortais, a mesma esfera viva (biosfera).

(D) aceitação de uma realidade que transcende a natureza física das coisas, realidade metafísica que, para alguns, diz respeito a um ser ou princípio divino.

(E) responsabilidade e da solidariedade para com os filhos da Terra, ou seja, plantas, animais e quaisquer outras formas de vida terrena.

03. (VUNESP/2013) Ao tecer algumas considerações acerca das cegueiras do conhecimento, Morin afirma que a

(A) racionalidade é uma qualidade da qual a civilização ocidental tem o monopólio.

(B) racionalização, além de ser aberta, é a melhor proteção contra o erro e a ilusão.

(C) verdadeira racionalidade deve restringir-se ao caráter lógico da organização teórica.

(D) racionalização e a racionalidade são, na verdade, o mesmo fenômeno ou processo.

(E) racionalidade é o fruto do debate argumentado das ideias, e não a propriedade de um sistema de ideias.

04. (VUNESP/2013) A contracorrentes de resistência à vida prosaica puramente utilitária é uma das contracorrentes regeneradoras deixadas como herança pelo ocaso do século XX.
Segundo Morin, essa contracorrente

(A) caracteriza-se pelo acúmulo desenfreado de bens materiais, sob a ilusão de que a felicidade está na posse.

(B) possibilita ao homem apegar-se à qualidade em todos os campos, a começar pela qualidade de vida.

(C) opõe-se ao “reino do lucro”, conduzindo a humanidade à valorização das relações humanas e solidárias.

(D) é marcada pela preocupação ecológica, sobretudo diante do aumento das degradações e catástrofes naturais.

(E) manifesta-se pela busca da vida poética, dedicada ao amor, à admiração, à paixão, à festa.

05. (VUNESP/2013) Morin afirma que é “preciso aprender a enfrentar a incerteza, já que vivemos em uma época de mudanças, em que os valores são ambivalentes, em que tudo é ligado”. O autor afirma que “a educação do futuro deve voltar-se para as incertezas ligadas ao conhecimento”. Ao discutir essa questão, ele faz menção a um princípio de incerteza cérebro-mental, que

(A) decorre do processo de tradução/reconstrução próprio a todo conhecimento.

(B) advém da falta de autocrítica no processo de racionalidade.

(C) emana da impossibilidade humana de se atingir uma consciência integral.

(D) diz respeito a deficiências neurológicas que prejudicam a cognição.

(E) procede de lacunas no desenvolvimento da competência lógico-matemática.

06. (VUNESP/2013) De acordo com Morin, o “ocaso do século XX deixou como herança contracorrentes regeneradoras”. Dentre elas, a contracorrente _________________, que, em relação à invasão
do quantitativo e da uniformização generalizada, se apega à qualidade em todos os campos, a começar pela qualidade de vida.

Assinale a alternativa que, de acordo com esse autor, preenche corretamente a lacuna do texto.

(A) consumista

(B) de emancipação

(C) ecológica

(D) de resistência à vida prosaica

(E) qualitativa

07. (VUNESP/2013) Ao tecer algumas considerações acerca da relação entre indivíduo e sociedade, Morin afirma que o(a)

(A) democracia não pode existir onde há diversidade e antagonismos, já que tem por finalidade o bem comum.

(B) totalitarismo comporta a autolimitação do poder do Estado pela separação dos poderes e a garantia dos
direitos individuais.

(C) democracia é um regime político em que não há controle da máquina do poder pelos controlados, os cidadãos.

(D) totalitarismo possibilita que os indivíduos e a sociedade ajudem-se, desenvolvam-se e regulem-se mutuamente.

(E) democracia é mais do que um regime político, é a regeneração contínua de uma cadeia complexa e retroativa.

08. (VUNESP/2014) Edgar Morin, um dos grandes sociólogos do século XX, mostra em seus trabalhos uma forma transgressora de perceber a realidade. Ele apresenta um novo paradigma epistemológico, caracterizado pela  complexidade.  Em sua  obra  Os  sete  saberes  necessários  à  educação do futuro, Morin afirma que a “ética da compreensão”

(A) pede  que  se  compreenda  a  incompreensão. Compreender o fanático que é incapaz de nos compreender é compreender as raízes, as formas e as manifestações do fanatismo humano. É compreender por que e como se odeia ou se despreza.

(B)  é a arte de viver que nos demanda compreender de modo desinteressado, e isso exige grande esforço,
paciência e disponibilidade  para  esperar,  porque é preciso aguardar que, assim como nós, o outro compreenda as raízes do problema.

(C) propõe  que  se  aceite  o  outro  incondicionalmente, sem que sejam necessárias argumentações, que se perdoe em vez de excomungar e anatematizar. Não se  pode  encerrar  na  noção  de  traidor  aquele que deve ser visto a partir do amor.

(D) desculpa, não acusa, pede que se evite a condenação irremediável, afinal nós mesmos já tivemos momentos de fraqueza e já cometemos muitos erros. Se compreendermos  em  vez  de  condenar, estaremos no caminho da humanização das relações humanas.

(E) envolve um processo psicológico que pode indicar a capacidade de aceitação do comportamento do outro. É uma das habilidades do domínio cognitivo que solicita a interpretação do contexto em que o referido comportamento ocorreu.

GABARITO

01 - E
02 - A
03 - E
04 - E
05 - A
06 - E
07 - E
08 - A

fonte: http://simboraestudar.blogspot.com.br/2013/09/simulado-livro-os-sete-saberes.html

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