Texto: Os dez sacizinhos
Eram dez os sacizinhos;
E nunca mais se moveu,
E sobraram nove.(Derrubar um saci.)
Eram 9 os sacizinhos;
Um comeu biscoito
O biscoito estava velho,
E sobraram oito. (Derrubar mais um saci.)
Eram 8 os sacizinhos;
Um foi de charrete,
A charrete embarcou,
E sobraram sete. (Derrubar outro saci.)
Eram 7 os sacizinhos;
Um foi contra as leis,
Então teve de fugir,
E sobraram seis. (Derrubar um saci.)
Eram 6 os sacizinhos;
Um colocou brinco,
Era um brinco enferrujado,
E sobraram cinco. (Mais um saci deve ser derrubado)
Eram 5 os sacizinhos;
Um foi ao teatro,
O teatro pegou fogo,
E sobraram quatro. (Derrubar outro saci.)
Eram 4 os sacizinhos;
Um foi pro xadrez,
Não conseguiu safar-se,
E sobraram três. (Derrubar outro saci.)
Eram 3 os sacizinhos;
Um comeu arroz,
O arroz era mofado,
E sobraram dois. (Outro saci deve ser derrubado.)
Eram 2 os sacizinhos;
Um ficou de jejum,
O jejum foi demasiado,
E sobrou só um. (Derrubar mais um saci.)
Sobrou só um sacizinho;
Comeu urucum,
Urucum não é comida,
E não sobrou nenhum. (O ultimo saci deve ser derrubado.)
O professor pergunta à turma: O que restou?
ZERO!
***
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Perceber que a Matemática também está presente nas histórias.
Realizar a sequência numérica de 1 a 10.
Construir, a partir de um texto dramatizado, a noção do zero.
Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Escrita de numeração até 10.
Estratégias e recursos da aula
1ª momento:
Com a ajuda de um fantoche , dedoche, boneco ou uma gravura do Saci-Pererê, apresentar a turma o personagem, destacando como é, o que faz e deixar que os alunos falem o que sabem sobre assunto.
Pedir que os alunos sentem em roda e colocar os dez sacizinhos no meio. A cada estrofe lida um cartão de 20 cm por 15 cm deve ser mostrado, indicando.
2ª momento:
Ouvir e cantar com a turma a música. “O saci” do CD Pirlimpimpim.
3ª momento:
Ler para a turma, a poesia “Dez sacizinhos” –Tatiana Belinky- Ed. Paulinas, com o auxílio de 10 sacis presos a garrafas plásticas vazias.
Iniciar a leitura:
4ª momento:
Com os sacis derrubados e os cartões no meio da roda, ler a poesia de trás para frente. A cada estrofe perguntar:
Quantos sacis havia antes?
Os alunos devem pegar o cartão que indica a quantidade de sacis e que indica o número de sacis correspondente.
Repetir diversas vezes a poesia realizando a ordem crescente e decrescente dos numerais, destacando o valor do zero e aumentando o ritmo dos versos, até que todos os alunos tenham participado.
E, no final, ler a última estrofe da história:
Mas de volta os trouxe a cuca,
Todos de uma vez,
São agora os sacizinhos
Novamente dez! (Dez outra vez!)
5ª momento:
Dividir a turma em grupos, dar a poesia para cada um deles e propor que o texto seja dramatizado.
Recursos Complementares
CD Pirlimlimpim. Música História contada pela aluna Sara Stroy – Escola Municipal – Pedro Ivo Cames
Música: Aprendendo a contar - Mirian Souza
Avaliação
As interferências dos alunos na poesia e a dramatização realizada apontarão se o aluno realiza a sequência numérica até 10 e se compreende o que o zero representa.
Fonte do planejamento: Portal do professor
Páginas
Blog com atividades escolares para professores e alunos
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
SIMULADO A LEBRE E A TARTARUGA
A LEBRE E A TARTARUGA UM DIA, UMA LEBRE SE GABAVA DE SUA FANTÁSTICA VELOCIDADE: - NINGUÉM CORRE MAIS DEPRESSA DO QUE EU! SOU MAIS VELO...
visitantes
Seguidores
Total de visualizações de página
Postagens populares
-
confira mais atividades relacionadas, clicando nesses links http://roseartseducar.blogspot.com.br/2016/01/identificacao-das-fases-da-e...
-
fonte: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2018/06/capas-decoradas.html?m=1
-
Elaborei essa cruzadinha, através desse link Clique aqui . Crie a sua também
Categorias
- . Português (24)
- 3º ano (9)
- 4/5º ANOS PORTUGUÊS (5)
- 4º ano (11)
- 8º ANO (2)
- 9º Ano (1)
- ABERTURAS DE CADERNO (6)
- alfabetização (54)
- alfabeto de parede (2)
- APOSTILA (1)
- Arte (2)
- atividade de escrita (13)
- atividade de leitura (17)
- auto diatado (1)
- auto ditado (2)
- avaliação (3)
- avaliação de matemática (1)
- Avaliações (23)
- bem vindos (1)
- caça palavras (9)
- cálculo mental (10)
- CALENDÁRIO (1)
- caligrafia (1)
- Capa de Avaliações (2)
- capinha de cadernos (1)
- carta (1)
- cartaz (6)
- Cartaz aniversariantes (1)
- Ciências (10)
- ciências Naturais (3)
- combinados (3)
- Concursos (4)
- Consciência negra (1)
- contagem (2)
- conto etiológico (1)
- contos (2)
- contos de artimanha (2)
- cordel (1)
- creche (1)
- crônicas (1)
- cruzadinha (4)
- Cruzadinhas (2)
- decoração (1)
- desafios (1)
- desenho para colorir (5)
- desenhos para imprimir (3)
- dicas (1)
- dinâmica (3)
- dobradura (3)
- educação infantil (8)
- EJA (1)
- escrita de nomes (1)
- ETIQUETAS ESCOLARES (5)
- EVA (4)
- Experiências (1)
- Fábula (10)
- fabulas (3)
- folclore (4)
- Geografia (5)
- geometria (2)
- Gráficos (1)
- gramática (1)
- História (3)
- Historia em quadrinhos (4)
- horas (1)
- Interpretação de texto (45)
- lendas (4)
- Letra cursiva (5)
- Libras (1)
- Lição de casa (1)
- ligue pontos (2)
- maquetes (1)
- matemática (24)
- matemática - Educação infantil (1)
- matemática 1.2º anos (24)
- MATEMÁTICA 1º ANO (2)
- matemática 3º ano (11)
- matemática 4/5º anos (6)
- meio ambiente (1)
- Mensagens de reflexão (1)
- modura 1º dia de aula (1)
- Moldes (8)
- multiplicações (1)
- música (1)
- Música A banda (1)
- Natal (12)
- números decimais (1)
- operações (10)
- Ortografia (4)
- Os sete erros (1)
- painel (1)
- Parlendas (3)
- Peça teatral (1)
- poesia (3)
- pontuação de piadas (1)
- Português (11)
- Português séries iniciais (20)
- problemas (4)
- produção teextual (1)
- Projetos (1)
- quadrinhas populares (1)
- REFORÇO (3)
- Regrinhas para caderno (1)
- Relatório de acompanhamento (3)
- resumo de livros (3)
- reunião (1)
- Reunião de pais (3)
- roteiro de produção textual (1)
- Sequência didática (3)
- simulados (9)
- Simulados de concursos (2)
- SIMULADOS DE MATEMÁTICA (1)
- SISTEMA DIGESTÓRIO (1)
- snd (1)
- sondagem diagnóstica (4)
- texto lacunado (1)
- textos curtos (3)
- Textos para reflexão (7)
- Turma da Monica (1)
- volta as aulas (1)
Arquivos
-
▼
2013
(168)
-
▼
setembro
(14)
- SND- Horas- Operações - Lição de casa
- Ordem crecente e decrescente- centenas, dezenas, n...
- Avaliações de matemáticas 2/4º anos
- Problemas 2/3º ano _ lição de casa
- A raposa e a cegonha
- Os dez sacizinhos- sequência de trabalho
- Água- Sequencia didática Cadê a água?
- Sequencia didática com o livro Bruna e a Galinha ...
- CAPA DE AVALIAÇÃO- 3º BIMESTRE
- confusão no jardim
- Avaliação de português - 3º bimestre - Artigos, su...
- Avaliação 3/4º anos
- Textos curtos para montar avaliação - 3/4º anos
- Sequencia didática de aula- Lendo fábulas
-
▼
setembro
(14)
Quem sou eu
Arquivo do blog
- setembro (1)
- junho (11)
- maio (18)
- abril (1)
- março (7)
- fevereiro (3)
- janeiro (15)
- setembro (1)
- julho (3)
- março (2)
- fevereiro (7)
- janeiro (23)
- dezembro (1)
- julho (1)
- junho (3)
- abril (1)
- março (1)
- fevereiro (7)
- janeiro (11)
- novembro (2)
- outubro (4)
- setembro (2)
- agosto (1)
- julho (7)
- junho (3)
- maio (5)
- abril (8)
- abril (1)
- março (1)
- janeiro (3)
- julho (6)
- fevereiro (1)
- janeiro (4)
- dezembro (1)
- outubro (1)
- abril (3)
- fevereiro (1)
- setembro (1)
- agosto (3)
- julho (9)
- junho (6)
- maio (23)
- abril (29)
- março (17)
- fevereiro (14)
- janeiro (17)
- dezembro (9)
- novembro (63)
- outubro (44)
- setembro (66)
- agosto (5)
- fevereiro (10)
- janeiro (21)
- outubro (7)
- setembro (38)
- janeiro (1)
- dezembro (13)
- novembro (2)
- outubro (11)
- setembro (14)
- agosto (20)
- julho (47)
- junho (16)
- maio (18)
- abril (27)
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário