PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR PARA 2º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
JUSTIFICATIVA: a interdisciplinaridade está contemplada
nos Parâmetros Curriculares Nacionais e é positiva tanto para os educadores
quanto para os alunos. Os professores melhoram a sua comunicação com os colegas
e aprimoram a sua prática docente enquanto os educandos tem o ensino voltado
para a compreensão do mundo que os cerca desenvolvendo a capacidade de resolver
situações problemas independentemente. A escola também é beneficiada criando
relações e parcerias com a sociedade. Fazenda propõe que a
interdisciplinaridade a é capacidade de dialogar com as diversas ciências,
fazendo entender o saber como um e não partes, ou fragmentações.
Um trabalho interdisciplinar, antes de garantir
associação temática entre diferentes disciplinas, deve buscar unidade em termos
de prática docente, ou seja, independentemente dos temas/assuntos tratados em
cada disciplina isoladamente. Em nossa proposta, essa prática docente comum
está centrada no trabalho permanentemente voltado para o desenvolvimento de
competências e habilidades, apoiado na associação ensino, pesquisa e no
trabalho com diferentes fontes expressas em diferentes linguagens, que
comportem diferentes interpretações sobre os temas/assuntos trabalhados em sala
de aula. Portanto, esses são os fatores que dão unidade ao trabalho das
diferentes disciplinas, e não a associação das mesmas em torno de temas
supostamente comuns a todas elas. (BRASIL, 2002b, p. 21-22)
1ª ATIVIDADE: Narração da História Bruna e a Galinha
D’Angola da autora Gercilga de Almeida
Objetivo:
Introduzir de forma lúdica o tema de estudo “África” para
que os alunos conheçam e percebam a cultura afro presente em nossa sociedade.
Procedimentos: Narrar a história Bruna e a Galinha D’
Angola com o auxílio de um varal didático, onde estará representada a história.
Os alunos ficarão sentados em forma de meia lua, de forma que todos visualizem
a narração.
2ª ATIVIDADE: Interpretação Oral
Objetivo:
Expor as suas idéias e pensamentos a partir da história
para assim aprimorar a sua capacidade de argumentação crítica e assim relembrar
aspectos significativos da história.
Procedimentos: As crianças ainda estarão sentadas da
mesma forma em que ouviram a história. Primeiramente solicitaremos que os
alunos contem o que lhes foi significativo no conto. Posteriormente faremos os
seguintes questionamentos:
Quem era a personagem principal?
Quem contou para a menina Bruna a lenda da Galinha
Conquém?
De que lugar era esta lenda?
Você já conhecia uma galinha D’Angola?
O que a menina Bruna fez para conseguir novos amigos? E
quem foi a sua primeira amiga?
Você conhece lendas de outros lugares?
3ª ATIVIDADE: Visualizando a África
Objetivo:
Observar as diferentes paisagens, animais e cidadãos
africanos para que possam visualizar e conhecer a realidade africana.
Procedimentos: instalar um Data Show na sala de aula,
onde mostraremos aproximadamente doze imagens que retratam a diferente
realidade deste país. Utilizaremos imagens de paisagens, pessoas, animais,
representações culturais e a bandeira local.
4ª ATIVIDADE: Tecendo a África
Objetivo:
Expressar e comunicar a sua visão da África a partir das
imagens para o tornar concreto o seu entendimento sobre o que foi visualizado
anteriormente;
Interagir com materiais diferenciados, para utilizá-los
em outras situações;
Aprimorar a motricidade fina para que tenham noção
espacial na produção artística para aperfeiçoar os movimentos de escrita.
Procedimentos: separar a turma em trios de cinco
componentes, cada grupo deverá ficar organizado em uma parte da sala. Para cada
grupo disponibilizar uma cartolina japonesa, e para o grande grupo
disponibilizar papel crepom e diferentes tecidos. Deverão confeccionar uma
bandeira africana, onde cada grupo deve representar o que mais lhes foi
significativo nas imagens anteriormente visualizadas (paisagens, pessoas,
animais e representações culturais). Quando os grupos terminarem pedir que eles
apresentem suas bandeiras e depois estas poderão ser expostas no corredor da
escola.
RECREIO
5ª ATIVIDADE: Eu gosto do meu Colega...
Objetivos:
·
Exteriorizar os sentimentos que tem para com seus colegas para que
possam compreender de forma concreta como os valores do carinho e da amizade se
aplicam no cotidiano;
·
Aperfeiçoar a capacidade de expressarem-se em público para facilitar a
comunicação com as colegas e demais pessoas;
· Aprimorar
os movimentos de lançamento e preensão para melhorar a motricidade ampla.
Procedimentos: solicitar que os alunos levantem e
permaneçam no círculo. Explicaremos a atividade que se dará da seguinte forma:
dar para um estudante o novelo de lã. Este deve lançá-lo para um colega e dizer
“eu gosto do meu colega com A porque ele é (amigo, alegre)”. O aluno que
recebeu o novelo e deve lançá-lo para um colega e este deve repetir a mesma
frase, porém utilizando a letra B. isto deve ser feito em ordem alfabética,
podendo passar as letras mais difíceis com H e K. Caso faltem letras o alfabeto
pode ser reiniciado.
6ª ATIVIDADE: desembaralhando o texto “Companheirismo
Valores para a Vida” de Janet Riehecky
Objetivos:
· Aprimorar
a capacidade de leitura e compreensão do texto, para que consigam organizar a
história;
· Observar
aspectos gramaticais como pontuação, diálogos, parágrafos e uso de letras
maiúsculas para que possam familiarizar-se com estas regras e posteriormente
possam aplicá-las em suas produções escritas.
Procedimentos: organizar a turma em três grupos de cinco.
O texto será recortado em partes e depois as fichas devem ser apresentadas em
forma aleatória. Os discentes deverão ler as partes com cuidado, comparar as
frases, as palavras, a pontuação e indicar a ordem correta dos segmentos. Após
os alunos terem organizado o texto, fornecer o texto original e pedir que eles
comparem e visualizem se organizaram o texto corretamente.
7ª ATIVIDADE: interpretação de texto
Objetivo:
· Perceber
as atitudes corretas a serem tomadas para uma melhor convivência em grupo;
·
Interpretar o texto de forma escrita refletindo sobre a mensagem da
história assimilando o significado de companheirismo.
Procedimentos: A docente escreve no quadro o título
“Atividades“ e as questões sobre o texto anteriormente lido, pedir que os
alunos copiem em seu caderno e depois respondam, é importante lembrar que as
respostas sejam completas. O exercício será escrito na letra bastão. As
questões serão as seguintes:
1. Coloque
dentro dos ( ) V quando a frase for verdadeira e F quando a frase for falsa:
( ) Ser
companheiro é ficar zangado quando o colega erra.
( ) Quando
perdemos um jogo devemos cumprimentar o adversário, mas não nos prepara para a
próxima vez.
( ) quando o amigo
ganha o papel do teatro que você queria você deve ajudar a decorar o texto
errado
( ) devemos parabenizar os colegas quando tiram notas
boas, mas devemos ficar convencidos quando tiramos a melhor nota.
2. Responda:
A) Você é um bom companheiro? Por quê?
B) Quais atitudes podemos adotar para sermos mais
companheiros na escola?
Após
trinta minutos iniciar a correção. A educadora chama um educando e este lê a
pergunta e sua respectiva resposta. Esse procedimento será realizado até o
término das questões.
8ª ATIVIDADE: uma explicação sobre os valores
Objetivos:
·
Representar de forma diferenciada e lúdica os valores humanos;
· Utilizar
a criatividade e expressão facial e corporal representando o valor (sorteado)
de forma que os demais colegas possam interpretá-lo.
Procedimentos: solicitar que as crianças formem duplas
(isso será feito de acordo com a vontade deles). Então para cada dupla oferecer
um coração de papel, no qual estará a explicação dos significados de valores
(amor, respeito, carinho, companheirismo, paz, sinceridade e alegria), pois
muitos alunos não conhecem o real significado de alguns valores. Após dez
minutos, nos quais eles poderão “ensaiar” uma apresentação para os colegas,
cada dupla deverá fazer uma mímica que represente o valor que estava no coração
que receberão. As outras duplas deverão adivinhar qual é o valor, mas cada
dupla somente terá uma chance. Após a mímica ser adivinhada, pedir que a dupla
que realizou a mímica explique para a turma com suas palavras o que estava
escrito na folha que receberam. Após as crianças terem formulado um
significado, todos os alunos deverão anotar este em seu caderno. Este
procedimento se repetirá com todas as demais duplas. Os significados serão os
seguintes:
RESPEITO: É NÃO FAZER PARA O OUTRO AQUILO QUE NÃO
QUEREMOS QUE FAÇAM PARA NÓS, É DEIXAR QUE AS PESSOAS FALEM O QUE ELAS ACHAM
CERTO, MESMO QUE NÓS NÃO ACHEMOS CORRETO O QUE ELAS FALARAM.
COMPANHEIRISMO: É AJUDAR O PRÓXIMO, É ESTAR JUNTO COM
QUEM PRECISA DE NOSSA COMPANIA, É SABER OUVIR O QUE OS OUTROS PRECISAM FALAR.
ALEGRIA: É ESTAR DISPOSTO A AJUDAR O PRÓXIMO, ESTAR
FELIZ, UMA PESSOA ALEGRE É AQUELA QUE ANIMA O DIA DAS PESSOAS AO SEU REDOR.
PAZ: É NÃO BRIGAR, NEM BATER OU EMPURAR AS PESSOAS QUE
NÃO FAZEM O QUE NÓS QUEREMOS. É SABER CONVERSAR PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.
SINCERIDADE: É FALAR A VERDADE PARA AS PESSOAS MESMO QUE
ELAS NÃO CONCORDEM COM A REALIDADE.
CARINHO: É UM SENTIMENTO QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS SE
GOSTEM, CARINHO É FAZER UMA CARÍCIA EM ALGUÉM QUE GOSTAMOS. COM CARINHO AS
PESSOAS SÃO MAIS AMIGAS.
AMOR: É
O MAIOR SENTIMENTO QUE AS PESSOAS PODEM SENTIR UMAS PELAS OUTRAS, É QUANDO AS
PESSOAS CONSEGUEM UNIR A AMIZADE, O COMPANHEIRISMO, A PAZ, A ALEGRIA, O
RESPEITO E A SINCERIDADE PARA VIVEREM SE SENTINDO BEM.
9ª ATIVIDADE: Narração da História “Um Mundinho de Paz”
da autora Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
Objetivo:
· Perceber
a importância dos valores humanos para a boa convivência e harmonia na
sociedade.
Procedimentos: narrar a história “Um Mundinho de Paz”,
lendo e após mostrando as figuras para a turma. As crianças poderão ficar
sentadas como estavam sentadas anteriormente. Após a narração conversar com os
alunos sobre o que lhes chamou atenção na história e como isso pode ser
relacionado com o tema de estudo da turma.
10ª ATIVIDADE: Fazendo uma corrente de bonecos de papel
Objetivo:
·
Representar e demonstrar de forma gráfica significando os valores
humanos estudados.
Procedimentos: disponibilizar para cada criança uma folha
de ofício, quando todas as crianças tiverem recebido uma folha, a professora
mostra o que deve ser feito. A folha deverá ser dobrada cinco vezes no sentido
vertical, a ficar com um folheto. Pedir que na primeira parte, as meninas
desenhem uma menina e que os meninos desenhem um menino. Depois a docente
mostrará como cortar, de modo que todos os bonecos fiquem unidos. Então na
corrente de bonecos cada criança deverá escrever uma mensagem para um colega
que será sorteado anteriormente e depois decorar.
MATERIAIS:
· Livro
“Bruna e a Galinha D’Angola” da autora Gercilga de Almeida;
· Imagens
diversas da África;
· Data
show;
·
Cartolinas japonesas;
· Papeis
crepons;
·
Diferentes tecidos;
· Texto
embaralhado “Companheirismo Valores para a vida”;
· Corações
com significados dos valores;
· Folhas de
ofício.
AVALIAÇÃO: a avaliação pode ser feita a partir da
participação e do interesse dos estudantes. Também podem ser utilizadas
cartilhas para fazer anotações sobre determinadas crianças para compor a
avaliação trimestral. Nesta aula também poderá ser avaliada a compreensão do
significado dos valores humanos trabalhados.
0 comentários:
Postar um comentário