Sugestões para trabalhar as parlendas :
1º momento:
v Na rodinha, ou em outra situação de sala de aula, incentivar as crianças dizendo que trouxe uma surpresa para elas. (ouvir as suposições das crianças).
v Apresentar o cartaz com a parlenda.
v Explicar para as crianças o que é parlenda.
v Fazer a leitura apontando os vocábulos à medida que ler.
v Permitir que as crianças façam a leitura(pseudoleitura).
v Fazer a interpretação oral.
v Criar situações para que o aluno memorize a parlenda.
v Pedir que os alunos ilustrem a parlenda.
v Reescrita da parlenda (coletivamente, professora como escriba).
v Expor o trabalho dos alunos no mural da sala, juntamente com o cartaz apresentado no início com o texto fatiado.
v Durante algum tempo, recitar em várias oportunidades a parlenda com as crianças (para que elas memorizem)
2º Momento – (Construção da base alfabética e ortográfica)
v Texto lacunado: ( 1ª atividade)
v Fazer um cartaz com o texto lacunado (faltando algumas palavras).
v Distribuir para alguns alunos as fichas das palavras faltosas.
v Estes alunos deverão colocar as palavras faltosas no espaço do cartaz, à medida que seus colegas vão recitando a parlenda.
v Explorar número de letras das palavras.
v Com que letra começa.
v Quantas palavras estão faltando.
Variação:
v Dependendo do nível da turma, apresentar um texto lacunado com quadrinhos para as crianças colocarem as letras faltosas (ainda em cartaz).
v Os alunos recebem as letras isoladas e colocam nos lugares faltosos.
Variação:
v Fazer fichas com todas as palavras do texto.
v Distribuí-las para os alunos.
v Os alunos recitam a parlenda e remontam o texto colocando as fichas sobre um cartaz afixado no quadro com o texto escrito. ( cada um na sua vez e na ordem do texto).
v Num outro momento, as crianças remontam o texto no quadro com as fichas sem o auxílio do cartaz.
Variação:
v Fatiar o texto em frases. (objetivo: trabalhar a leitura).
v Fazer fichas de frases, distribuir aos alunos.
v Os alunos remontarão primeiro o texto sobre o cartaz e depois sem o auxílio do cartaz.
Variação:
v Explorar rimas
v Pedir às crianças para descobrirem as palavras que rimam e colorir nos cartazes com lápis cera ou de cor os conjuntos de palavras que combinam.
Usar em cada um, uma cor diferente.
fonte: http://nojardimdainfancia.blogspot.com.br/2014/08/mais-texto-fatiado-com-o-folclore.html
0 comentários:
Postar um comentário